Imprimir

Notícias / Política MT

Prefeito cumpre acordo e determina rodízio de funcionários nos comércios e aumento da frota de ônibus

Da Redação - Airton Marques

Cumprindo o acordo feito durante audiência de conciliação com o governo estadual, o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) publicou novo decreto (nº 8.382) implantando o rodízio de funcionários e de turnos de trabalho nos comércios de Cuiabá. A medida é válida para os estabelecimentos que se encaixam como serviços essenciais, continuando vedado o funcionamento daqueles que não fazem parte desse grupo. O revezamento deve ser definido pelo próprio estabelecimento, respeitando os horários do escalonamento das atividades econômicas, conforme decreto anterior (nº 8.372) - leia aqui.

Leia também:
MS recebe mais doses de vacina para profissionais de segurança e Gilberto pede explicações

O documento, publicado na Gazeta Municipal desta terça-feira (06), institui ainda um incremento de mais 10% ônibus na frota do transporte coletivo da Capital, sendo disponibilizados imediatamente aos usuários. Dessa forma, 20 novos veículos, pertencentes a frota reserva, se juntarão aos 340 já em circulação, totalizando 360 ônibus em operação e ampliando o atendimento das linhas com maior número de passageiros. 

“São ações que fazem parte do acordo que formalizamos com o Tribunal de Justiça, na quinta-feira (01). Por meio desse compromisso, solucionamos pontos conflitantes e fortalecemos o pleno cumprimento da decisão judicial que implantou a quarentena coletiva obrigatória na Capital. Temos um firme compromissos com a preservação da saúde, garantindo também o direito do cidadão de trabalhar e ganhar o seu sustento”, explica Pinheiro.

Além das medidas já elencadas, foi determinado ainda a intensificação da fiscalização do toque de recolher, válido de segunda-feira a domingo, das 21h às 5h, e igualmente quanto a proibição do consumo de bebidas alcoólicas nos locais de venda. Para o cumprimento desse disposição, a equipe de fiscalização municipal contará com o apoio da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso.  

Por último, o decreto nº 8.382 fixa também a suspensão das atividades coletivas nas quadras poliesportivas e campos de futebol dos condomínios residenciais no âmbito do município de Cuiabá.

“Com base em apontamos técnicos do nosso Comitê de Enfrentamento à Covid-19, a Prefeitura continua fazendo aquilo que é necessário para superar esse momento. Todavia, voltamos e destacar esse deve ser um trabalho em conjunto, no qual a população deve também colaborar. Somente com cada uma fazendo sua parte é que vamos vencer essa guerra”, pontua o prefeito.
Imprimir