Imprimir

Notícias / Mundo

Primeiro-ministro do Zimbábue fica ferido em acidente de carro

G1

O premiê de Zimbábue, Morgan Tsvangirai, ficou ferido nesta sexta-feira (6) em um acidente de carro, segundo um porta-voz de seu partido. Ele não está em condição crítica.

O porta-voz Nelson Chamisa disse que ainda está à procura de mais informações.

Tsvangirai tomou posse como primeiro-ministro em 11 de fevereiro, após uma longa negociação e um acordo de divisão do poder com o presidente Robert Mugabe.

Os dois concordaram em dividir o poder no ano passado, com o objetivo de encerrar um impasse político, mas a desconfiança mútua e os desentendimentos contínuos despertaram dúvidas sobre se podem trabalhar bem juntos e se conseguirão salvar o país africano, que também passa por uma grande crise econômica e humanitária.

A implementação do acordo de divisão de poder veio somente depois que aumentaram as pressões dos países do sul da África por temerem um colapso completo no Zimbábue, que já teve seus dias de prosperidade.

Mugabe, no poder desde que o país obteve a independência da Grã-Bretanha, em 1980, é um dos líderes políticos mais astutos da África. Tsvangirai é ex-líder sindicalista conhecido pelos discursos inflamados, mas seu talento na liderança ainda não foi testado no governo.

Os zimbabuanos esperam que o novo governo traga políticas que reanimem o país, que sofre com a hiperinflação, o desemprego acima de 90%, a falta de comida e uma epidemia de cólera que já matou quase 3.500 pessoas.

Imprimir