Imprimir

Notícias / Cidades

Grupo Iguá reforça cuidados no saneamento como forma de combate à pandemia da Covid-19

Da Redação - Marcos Salesse

Em comemoração ao Dia Mundial da Saúde, marcado na quarta-feira (7), a Iguá Saneamento, responsável pela Águas Cuiabá, reforçou a importância da água e do esgoto tratado no combate às enfermidades. Diante da pandemia da Covid-19, a empresa redobrou os cuidados para evitar a proliferação de doenças, como diarreia e gastroenterite. Entre as medidas tomadas estão a suspensão da interrupção do fornecimento de água, distribuição de sabonetes e apoio na desinfecção de espaços públicos. 

Leia mais: 
MT recebe mais 57 mil doses de vacina contra Covid-19; idosos entre 65 e 69 anos começarão a ser imunizados

Estima-se que, anualmente, cerca de 829 mil pessoas morrem de diarreia no mundo, segundo relatório apresentado em março de 2021 pelo esforço interagencial ONU-Água. A doença também é a segunda causa de morte entre as crianças menores de 5 anos no mundo, segundo levantamento feito em 2017 pela Organização Mundial da Saúde. No Brasil, as doenças de veiculação hídrica foram responsáveis por 230 mil internações no Sistema Único de Saúde em 2018, de acordo com o DATASUS.

No Brasil, 83,7% da população tem acesso à rede de água e 54,1% contam com coleta de esgoto, aponta o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS 2019). A Iguá tem o compromisso diário de combater essa realidade e vem trabalhando para ampliar o acesso da população ao saneamento no país até 2030.

Com o cenário agravado pela pandemia, desde o início de 2020, a Iguá vem realizando ações para apoiar o combate ao Covid-19 nos 37 municípios em que está presente. 

A empresa suspendeu a interrupção de fornecimento de água em casos de atraso no pagamento de faturas, realizou a distribuição de 362 mil sabonetes para população em situação em situação de vulnerabilidade social e doou cerca de 20 mil toneladas de hipoclorito de sódio e de cálcio para produção de desinfetante e higienização de espaços públicos. 

Há um ano, a companhia também aderiu ao movimento #NãoDemita, implementou o teletrabalho e adotou medidas para garantir a segurança de seus colaboradores que precisam continuar em campo para garantir o fornecimento de água com qualidade aos consumidores da Iguá.
Imprimir