Imprimir

Notícias / Política MT

Após idosos, vacinação em Cuiabá segue com gestantes e pessoas com Síndrome de Down, mas ainda não há data

Da Redação - Isabela Mercuri / Do local - Max Aguiar

Com a expectativa de terminar a vacinação dos idosos de 60 a 64 anos até sexta-feira (7), o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) afirmou que os próximos grupos a receberem a vacina contra a Covid-19 serão os de gestantes com comorbidades e pessoas com Síndrome de Down. O avanço para outras faixas etárias e outras comorbidades como hipertensão e obesidade ainda não tem data para acontecer.

Leia também:
Doses da Pfizer serão usadas em pessoas com comorbidades e aplicadas em postos específicos

“A primeira-dama solicitou essa prioridade [de gestantes e pessoas com Síndrome de Down], principalmente a partir do momento em que essa semana vamos encerrar a vacina de 60 a 64 anos. Em virtude disso ela pede que avance nas comorbidades, e exatamente isso que estamos fazendo, especialmente gravidez de alto risco. Foi realizado a pedido dela o levantamento da secretaria municipal de saúde, e os portadores de Síndrome de Down que deverá ser feito o trabalho junto às APAEs, com isso vamos avançar daqui para a semana que vem, só está dependendo da chegada da nova remessa”, declarou o prefeito nesta segunda-feira (3).

Também nesta segunda-feira (3) o prefeito anunciou o início da vacinação de motoristas do transporte coletivo, garis, varredores de ruas, catadores de recicláveis e carroceiros, que acontecerá de forma paralela e diretamente nos locais de trabalho. Há, segundo o prefeito, cerca de 2200 trabalhadores destas áreas, que começam a ser vacinados já nesta semana.

A vacinação de gestantes com comorbidades e pessoas com Síndrome de Down deve começar após a chegada da vacina da Pfizer, no entanto, ainda não há previsão. “Terei essa reunião amanhã com a secretária de saúde Ozenira Félix, exatamente porque estamos finalizando a primeira dose de 60 a 64 e de acordo com a chegada de mais doses, queremos avançar comorbidades e também começarmos as demais faixas etárias. Vamos aguardar esse levantamento para que possamos continuar esse cronograma de zelo. Mas é uma das próximas etapas”, explicou Emanuel.

“Os obesos também entram em comorbidades, mas vamos priorizar [outros grupos] neste momento. Já avançamos em doença renal, estamos avançando em quem faz quimioterapia, vamos avançar nas gestantes de alto risco e Síndrome de Down, temos várias outras comorbidades que merecem a mesma atenção, mas como não há vacina nem estrutura para fazer tudo ao mesmo tempo, estamos agilizando de acordo com a maior gravidade, a maior necessidade, mas todos são tratados com o mesmo receito”, completou.

*Após a publicação desta matéria, a assessoria de imprensa informou que não há data para iniciar a vacinação dos grupos das comorbidades. Atualização dia 04/05 às 10h13.
Imprimir