Imprimir

Notícias / Política MT

Deputados criticam aglomeração em show de Gusttavo Lima em MT; evento teve participação de parlamentares

Da Redação - Isabela Mercuri / Do local - Max Aguiar

A live do cantor sertanejo Gusttavo Lima, realizada em Primavera do Leste no último final de semana, acabou causando aglomerações e, ao contrário do que pedem as medidas de biossegurança contra a Covid-19, uniu grande público. Imagens dos deputados Janaina Riva (MDB) e Ulysses Moraes (PSL) no show circulam nas redes sociais. A reportagem apurou que Max Russi (PSB) também compareceu ao evento.

Leia também:
MPE investiga aglomeração em show do Gustavo Lima e pede esclarecimentos a prefeito

A aglomeração causou indignação dos colegas da Comissão de Saúde. O deputado Dr. João, por exemplo, afirmou que se a população não tomar cuidado, uma ‘terceira onda’ pode acontecer. “Se não tomar cuidado, vai vir a terceira onda. A taxa de contágio está diminuindo, mas já voltou a aumentar, quando subir mais ainda vai vir a terceira onda e vai morrer mais gente”, lamentou.

“Eu acho que tem que avaliar, se não amanhã vira moda, todo mundo vai fazer show, daqui a pouco vai ter show de vinte, trinta mil pessoas”, completou o parlamentar. Segundo ele, os ‘ricos’ que foram ao show deveriam usar o dinheiro para comprar cestas básicas e ajudar quem está passando fome.

O deputado Lúdio Cabral (PT) também se mostrou indignado. “É uma aglomeração que reuniu a elite econômica do estado, de vários municípios. Qualquer pessoa eventualmente infectada circulando nessa festa pode transmitir o vírus. É uma insensibilidade e uma irresponsabilidade dos promotores do evento propiciar essa aglomeração. A live não é o problema, até porque o artista estava longe do público. O problema foi a aglomeração do público. Ontem o Ministério Público de Primavera já tomou iniciativa de apurar a situação. Se isso não tivesse acontecido, nós teríamos provocado o MP”, declarou.

O Ministério Público Estadual (MPE) abriu investigação para apurar o descumprimento do decreto municipal nº2.055/2021 e artigo 268 do Código Penal na live do cantor Gustavo Lima, realizada no último sábado (1) na fazenda Iberê, em Primavera do Leste. No evento intitulado ‘O Embaixador Do Agronegócio’, as pessoas se aglomeravam como se não houvesse pandemia da Covid-19.

A portaria considera a situação de emergencial mundial causada pelo coronavírus, bem como os dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) que aponta 363.848 casos confirmados de Covid-19, 745 pessoas internadas na enfermaria e 653 pessoas na UTI, em Primavera do Leste. Outro ponto é a Nota Informativa da Secretaria Municipal que informa que a UTI está com ocupação de 83,33% e classificação de risco alto.

Outro lado

O Olhar Direto entrou em contato com a assessoria de imprensa dos parlamentares.

A assessoria de Janaina Riva se manifestou via nota:

Nota

A deputada estadual Janaina Riva, informa que esteve no show do Gustavo Lima a convite do prefeito de Primavera do Leste e que tanto ela, quanto marido fizeram o teste de Covid-19 antes, assim como todos que estiveram no local, pois esse era quesito obrigatório para ter acesso ao evento, como comprova o documento. A parlamentar, acredita que o evento foi importante para a divulgação do agronegócio mato-grossense e do nosso estado como celeiro do mundo. A deputada é defensora da retomada com segurança das atividades econômicas do setor de eventos, um dos mais penalizados durante a pandemia. Veja o exame na galeria. 

A assessoria de Ulysses se manifestou por meio de nota:

NOTA À IMPRENSA


O deputado estadual Ulysses Moraes, informa que esteve no local da Live do Gustavo Lima a convite e que fez o teste de Covid-19 antes, assim como todos que estiveram no local, pois esse era quesito obrigatório para adentrar o espaço onde ocorria o evento, como comprova o documento. O deputado sempre defendeu a retomada com as medidas de segurança das atividades econômicas, inclusive do setor de eventos,  um dos que vem sofrendo muito durante a pandemia e sempre se posicionou a favor da abertura das atividades econômicas, religiosas  dentre outras. Veja o exame na galeria.

A organização também se manifestou por nota:


Imprimir