Imprimir

Notícias / Cidades

Líder de associação criminosa de roubo de cargas é preso pela Polícia Civil; esquema recrutava e treinava motoristas

Da Redação - Michael Esquer

Um homem investigado por liderar uma associação criminosa envolvida no roubo de cargas foi preso preventivamente nesta segunda-feira (10), em Rondonópolis (216 km de Cuiabá) na Operação Carga Pesada, realizada pela Delegacia Especializada de Roubos e Furtos da cidade. Entre os crimes desempenhados pela associação estão o  envolvimento com roubos, furtos e adulteração de cargas de grãos na região sul do estado. A Polícia Civil identificou ainda que a organização possuía um forte esquema que recrutava e treinava motoristas e ajudantes.

Leia também:
Motorista é preso após ser flagrado dirigindo bêbado e com arma de fogo dentro do carro

De acordo com informações da Polícia Civil, foram cumpridos ainda três mandados de busca e apreensão, autorizados pelo juízo da 3ª Vara Criminal de Rondonópolis. Em dois endereços distintos na cidade, a equipe da DERF apreendeu veículos de luxo, arma de fogo, uma grande quantidade de joias, aparelhos celulares, entre outros objetos.

Sobre a prisão do investigado, a polícia informou que se trata de fruto de apuração que vem sendo realizada desde o mês de março, quando a DERF, com apoio da Delegacia de Pedra Preta, desarticulou um grupo criminoso e prendeu nove pessoas envolvidas com roubos de caminhões, receptação e adulteração das cargas roubadas.

Investigação

Na ação realizada no dia 25 de março, os policiais civis recuperaram uma carga de soja recém-roubada e apreenderam um caminhão, duas máquinas pá-carregadeiras e objetos destinados à adulteração do produto. 

A Polícia Civil chegou aos suspeitos após receber informação sobre um caminhão trator com reboque e semirreboque que foi localizado, porém, sem nenhuma carga.

Com base nos registros de ocorrências de roubos de cargas que a DERF vinha apurando, os policiais conseguiram identificar um galpão, no Distrito Industrial de Rondonópolis, onde os suspeitos foram encontrados junto com a carga de soja roubada. 

Quando a equipe policial chegou ao galpão, a soja estava passando pelo processo de transbordo, o que caracteriza a adulteração.

Durante as investigações, a equipe da DERF apurou a identificação de todos os envolvidos e a atuação de cada membro do grupo, desde aqueles que realizavam o roubo da carga, transporte, descarregamento, entre outras fases, até a última etapa, que era a adulteração do grão.

A associação criminosa possuía um forte esquema montado, contando com contabilidade, transferências e recrutamento de motoristas e ajudantes.
Imprimir