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Após defender conclusão do VLT, Kalil é convencido a votar sim para o BRT: “solução mais rápida”

Da Redação - Airton Marques

Apesar de se colocar favorável a conclusão do VLT, o prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat (MDB), votou sim pela troca do modal para o BRT, durante discussão no Conselho Deliberativo Metropolitano do Vale do Rio Cuiabá (Codem). A votação foi realizada na manhã desta quarta-feira (12) e terminou com 13 votos favoráveis, 4 contrários e duas ausências.

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Ao fim da reunião, Kalil afirmou ter sido convencido pelos técnicos do governo estadual, de que o BRT é o modal mais viável para Cuiabá e Várzea Grande. “Eu que era favorável ao VLT vi que o BRT é uma solução mais rápida e resolve o problema, principalmente de Várzea Grande, que tem uma cicatriz há anos no centro da cidade. Vidas foram ceifadas. Então votei favorável a troca do modal. Pela economia, flexibilidade que ele vai ter e execução da obra”.

#OLHO#
Até a votação, Kalil sempre que questionado sobre a decisão do governo adotou postura mais neutra. Dizia ser favorável ao VLT, mas pontuava que o importante era dar uma conclusão aos problemas causados pelas obras paradas desde 2014.

Na avaliação do prefeito, com o resultado da votação no Coden, o estado está apto a dar continuidade aos trâmites para implantar o BRT. Em relação à crítica feita pela Prefeitura de Cuiabá de que não há projeto executivo do modal, Kalil ressaltou que, conforme explicado pelo governo estadual, não há necessidade de tal documento.

Codem

O conselho reúne representantes dos poderes Executivos, Legislativo e entidades civis dos municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Chapada dos Guimarães, Acorizal, Santo Antônio de Leverger e Nossa Senhora do Livramento, que compõem a região metropolitana, e toda a reunião foi transmitida pelo YouTube do Governo de Mato Grosso.

De acordo com o governador Mauro Mendes (DEM), colocar em deliberação do conselho um assunto de relevância, que é a solução de mobilidade urbana para as cidades de Cuiabá e Várzea Grande, demonstra claramente a intenção do Governo de Mato Grosso de esclarecer as nuances da decisão pela implantação do BRT. Isto porque, o conselho tem a função principal de apresentar e discutir soluções para o futuro da Região Metropolitana, por meio da integração de planos, políticas e ações dos municípios. E, como a solução de mobilidade abrange as cidades de Cuiabá e Várzea Grande, era de fundamental importância a anuência do órgão na decisão a favor do BRT.

"A escolha pelo BRT foi antes de tudo técnica, embasada por estudos que apontaram diversas vantagens, como maior economia para sua implantação e viabilidade de projeto. Além disso, a mudança desse modal corrige um erro histórico, porque é do conhecimento de todos que o VLT foi escolhido em cima de corrupção. Acredito que o Codem traz uma contribuição relevante no contexto do aglomerado urbano da Baixada Cuiabana, e poderá nos auxiliar com diretrizes de políticas públicas que nós poderemos vir a implementar”, disse o governador.
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