Imprimir

Notícias / Política BR

Dilma Rousseff entra de férias hoje por uma semana

Folha Online

A ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) estará de férias de hoje até sexta-feira. A licença foi publicada nesta terça-feira no "Diário Oficial" da União. A assessoria da ministra não confirmou se ela fará exames em São Paulo para avaliar a cura do linfoma, um câncer nos gânglios linfáticos.

Esse é o segundo afastamento da ministra em menos de um mês. No final de agosto, a ministra cancelou compromissos oficiais por dois dias para se recuperar das sessões de radioterapia a que estava se submetendo.

Dilma afirmou, na semana passada, em entrevista à rádio Gaúcha, de Porto Alegre (RS), que estava curada e esperava que a equipe médica confirmasse o sucesso do tratamento.

"Concluí o tratamento de radio [terapia]. Semana que vem faço os exames e, acho até vou dar um anúncio, que vou antecipar aqui. Do ponto de vista dos médicos, estou curada", disse.

Recentemente, Dilma teve uma queimadura causada pela radioterapia e foi tranquilizada pelos médicos, que disseram ser uma reação normal do tratamento. Em 25 de abril, a ministra anunciou a retirada de um nódulo de 2,5 centímetros da axila esquerda. Em meados de maio, Dilma foi internada no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, com fortes dores nas pernas. Ela foi diagnosticada com miopatia, uma inflamação muscular provocada pelo tratamento contra o câncer.

A ministra é o provável nome petista para a sucessão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Com o novo cenário eleitoral, a ministra mudou o discurso e aproveitou evento sobre saneamento para falar da questão ambiental do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) --momento em que a pré-candidatura da senadora Marina Silva (PV-AC) à Presidência ainda é digerida no governo e no PT.

Dilma citou o que chamou de "respeito" do governo federal à água e ao ambiente --tema-chave de Marina. "É impossível termos vida se não tivermos respeito à água. Respeitar a água é respeitar os mananciais, respeitar os mananciais é respeitar o meio ambiente. Esse programa de saneamento é em primeiro lugar o respeito às águas desse país", disse a ministra da Casa Civil.

A seguir, ela falou por cerca de dez minutos sobre melhorias feitas pelo governo nas áreas de esgoto e saneamento para, logo depois, retomar a discussão sobre ambiente. "Como iniciei minha fala, no centro da vida nas cidades estão nossos rios porque precisamos disso para viver. Respeitar esses rios é algo fundamental."
Imprimir