Imprimir

Notícias / Cidades

Identificados assaltantes do 'Novo Cangaço' mortos em confronto com a polícia; veja vídeo

Da Redação - Wesley Santiago

Os dois integrantes do bando do 'Novo Cangaço' que assaltaram duas agências bancárias da cidade de Nova Bandeirantes (1.026 quilômetros de Cuiabá) e foram mortos em confronto com equipes do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e Força Tática, nesta segunda-feira (21), foram identificados. Tratam-se de Adailton Santos da Silva, 40 anos e Diego de Almeida Costa, 31 anos.

Leia mais:
Mais dois bandidos do 'Novo Cangaço' morrem após trocar tiros com Bope e Força Tática em mata

"Nesta madrugada, conseguimos localizar quatro destes bandidos, que ao se depararem com uma das nossas barreiras e fugiram para a mata. Em uma das propriedades rurais, dois indivíduos foram localizados, eles efetuaram disparos contra a equipe, que foram revidados. Ambos foram atingidos e morreram. São integrantes do bando", disse o comandante do Bope, tenente-coronel Roque.
 

Com os criminosos, foram encontradas diversas roupas e também um montante em dinheiro, além das armas que foram utilizadas no assalto (revólver calibre 38 e espingarda calibre 12).

Um vídeo que circula pelas redes sociais mostra as equipes da Polícia Militar prestando socorro aos criminosos. Porém, eles já chegaram sem vida ao hospital. 



Novas mortes

Segundo o apurado pelo Olhar Direto, os policiais faziam as buscas em uma região de mata na divisa de Nova Monte Verde com Nova Bandeirantes, quando os criminosos apareceram e atiraram contra as equipes.

Uma troca de tiros foi iniciada, sendo que dois dos bandidos acabaram sendo atingidos e morreram ainda no local. 

Com mais estes dois, chega a seis o número de criminosos mortos após o assalto as agências bancárias. Estima-se que o grupo possa ter de dez a 15 integrantes. Porém, no mato, ainda estariam pelo menos mais cinco.

O caso

O bando envolvido no roubo as duas agências bancárias da cidade de Nova Bandeirantes (distante 1.026km de Cuiabá), entrou confronto com policiais militares do Batalhão de Operações Especiais (Bope), na tarde da última quinta-feira (10). Os bandidos, que estavam fortemente armados, fizeram populares como reféns e levaram cerca de R$ 900 mil dinheiro dos locais no dia 04 de junho.

Segundo informado pelo Comando da PM, o roubo teve início pouco antes das 10h da manhã. Os criminosos empregaram uso de arma de fogo de grosso calibre, como metralhadoras, fuzís e escopetas calibre 12. Na fuga eles utilizaram uma caminhote.

Na porta do banco eles deixaram reféns sem camisa e com as mãos pra cima enquanto faziam o recolhimento do dinheiro. Para assustar e evitar a chegada dos policiais, eles dispararam vários tiros em frente a praça pública. 

Todo ato é semelhante ao usado no estilo novo cangaço, que estava extinto em Mato Grosso desde 2013. Por conta disso, os policiais que foram empregados na ação são os mesmos que foram instruídos na época em cursos de busca pela mata. 

Confronto

O Bope foi acionado pela Força Tática, após os criminosos evitarem uma barreira e fugirem em uma caminhonete. Os policiais do Bope coletaram as informações e foram em busca dos suspeitos no meio da mata. Em dado momento, a equipe do Bope foi surpreendida por disparos de arma de fogo e iniciou-se um confronto armado. Quatro suspeitos foram mortos.

Em fotos, que não serão publicadas pelo Olhar Direto, é possível notar que pelo menos dois dos criminosos foram atingidos por disparos na cabeça e também em outras partes do corpo. Com os bandidos foram encontradas roupas militares, armas e parte do dinheiro do roubo.