Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Banha de porco e azeite são opções saudáveis se utilizadas de forma adequada na cozinha, explica especialista

Da Redação - Michael Esquer

Amplamente utilizados na cozinha, a banha de porco e o azeite são dois alimentos que conquistaram a confiança de especialistas e são considerados itens essenciais de quem quer preparar uma refeição saborosa e saudável. Antes considerada um vilão para a saúde, a banha de porco, utilizada de forma correta, pode ser tão saudável quanto o azeite. 

Leiat também:
Mato Grosso recebeu 63 mil comprimidos de cloroquina do Ministério da Saúde, aponta relatório entregue à CPI da Covid

Para o diretor da Unidade de Emagrecimento e Longevidade (UEL), anexa ao Hospital São Judas Tadeu, Arnaldo Patrício, ambos os itens possuem benefícios, porém, com algumas especificações. A banha de porco, por exemplo, é rica em ácidos graxos monoinsaturados, vitamina A, vitamina B, e tem a vantagem de poder ser exposta ao calor, sendo ideal para realizar frituras. 

“Ela foi muito massacrada por muito tempo, o que foi um erro. Ela ajuda a reduzir o colesterol ruim, aumenta o colesterol bom, além de deixar o alimento muito mais gostoso. Para fazer frituras, com certeza esse tipo é uma das melhores coisas que existe. A banha tem 39% de gordura saturada e 45% de monoinsaturada”, destaca o especialista em medicina interna.

O azeite, por sua vez, já há algum tempo é apontado como um dos preferidos para utilização na chamada “cozinha fitness”. Este, igualmente, possui suas limitações, como por exemplo: não deve ser aquecido para não perder suas propriedades. “Tem que usar o extravirgem que é prensado a frio”, pondera Arnaldo Sérgio.

O azeite possui propriedades antioxidantes, além de ser rico em vitaminas A, K, D e E. “Tem outros diversos atributos que são difundidos até na área estética, na saúde. Para consumir à mesa, tem que ser extra virgem. Quem for comprar, tem que se atentar que os melhores são os de embalagens de vidro escura”, pontua o diretor da UEL.

De acordo com informações da assessoria de imprensa, a banha e o azeite possuem vantagens muito semelhantes para o consumo e são consideradas uma das melhores opções e mais acessíveis ao bolso do consumidor. Além deles, a manteiga e o óleo de coco também são considerados bons, mas apresentam algumas ressalvas. 

Originária do leite da vaca, a manteiga não pode ser aquecida a temperaturas altas, para evitar que seja transformada em gordura trans. Já o óleo de coco, apesar de ser saudável, possui a desvantagem de ter um preço mais elevado e ter um gosto que pode interferir no sabor final da comida a ser preparada.
Imprimir