Imprimir

Notícias / Cidades

Frente fria deve chegar na segunda-feira e derrubar temperatura em Cuiabá, que pode ter novo recorde

Da Redação - Wesley Santiago

Os cuiabanos podem ir preparando para tirar, novamente, as blusas do armário na próxima semana. Pelo menos isso é que apontam os principais institutos de meteorologia do país. Isso porque uma forte massa de ar frio de origem polar vai avançar sobre o Brasil nos próximos dias. Com isto, há inclusive a possibilidade de um novo recorde de mínima na capital mato-grossense.

Leia mais:
Frio pode voltar a Cuiabá na próxima semana e atingir mínima de 14ºC; veja previsão
 
O Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), que é ligado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), aponta que a temperatura deve começar a cair a partir de segunda-feira (28), com o domingo já de clima ameno, com a máxima não devendo ultrapassar os 30ºC.
 
Na segunda-feira, a expectativa é que os termômetros fiquem entre 15ºC e 25ºC. A partir de terça-feira, o CPTEC utiliza um modelo que é bastante variável (Ensemble). Ele mostra que a mínima pode chegar a até 8ºC durante a semana, dependendo das condições do tempo e da forma que a frente fria avança nos próximos dias.
 
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é outro a apontar a queda de temperatura a partir de segunda-feira. Segundo ele, neste dia os termômetros devem variar entre 16ºC e 29ºC. Na terça-feira, a mínima pode chegar aos 14ºC e máxima não deve ser superior a 25ºC.
 
O Climatempo também é outro que mostra queda na temperatura a partir da mesma data. É esperado, segundo a previsão, que a mínima seja de 17ºC e a máxima de 30ºC na segunda-feira. Na quarta-feira, existe a possibilidade de que os termômetros possam chegar aos 9ºC.
 
Recorde de frio
 
No início de maio, Cuiabá voltou a bater o recorde de dia mais frio do ano, confirmando as previsões que apontavam para tal possibilidade por conta da friagem que atingiu praticamente todo Mato Grosso. A capital mato-grossense marcou, na madrugada, 14,3ºC.
 
O inverno deste ano no Hemisfério Sul começou na segunda-feira e se estende até às 16h21min do dia 22 de setembro de 2021, pelo horário de Brasília.
Imprimir