Imprimir

Notícias / Cidades

Obras avançam e nova avenida construída para ligar bairros da região Leste a Trabalhadores deve ficar pronta até o fim do ano

Da Redação - Wesley Santiago

A Prefeitura de Cuiabá avançou em mais uma etapa para a criação de uma nova rota de mobilidade urbana, por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Cuiabá e a iniciativa privada, que irá ligar bairros da região Leste a avenida dos Trabalhadores, na Capital. A expectativa é que até o fim deste segundo semestre o projeto seja entregue à população.

Leia mais:
Construção de novas rotas de acesso da Avenida República do Líbano ao Centro Político Administrativo avançam

A obra de infraestrutura está em execução e abrange o levantamento de uma ponte sobre o Córrego Moinho e também a criação de uma via ligando a Avenida B (fundo do Tia Nair) com a Rua Martin Pescador, no Residencial Maria de Lourdes. 

A ponte de concreto faz parte de uma parceria firmada entre a Secretaria Municipal de Obras Públicas e a construtora Ginco, possui cerca de 36 metros de extensão e está praticamente concluída, restando apenas o aterramento das cabeceiras e a instalação do sistema de iluminação. A estrutura é composta ainda por pista dupla e espaço exclusivo para o tráfego de pedestres e ciclistas.

Paralelamente, a Secretaria também atua nas atividades de construção da rede de drenagem de águas pluviais e terraplanagem da nova avenida. O novo corredor de mobilidade urbana será responsável por facilitar o acesso dos milhares de moradores de bairros como Jardim Universitário, Jardim Imperial, Residencial Maria de Lourdes, Recanto dos Pássaros, entre outros da região Leste, à Avenida Dante Martins de Oliveira (Av. dos Trabalhadores).  

“Nossa previsão é de que neste segundo semestre a obra seja concluída e liberada para o uso da população. É mais uma rota sendo criada e, automaticamente, uma melhoria no trânsito da Capital. Isso faz parte do planejamento do prefeito Emanuel Pinheiro, que tem sempre trabalhado para estabelecer parcerias que gerem benefício ao cidadão”, comenta o vice-prefeito e secretário de Obras Públicas, José Roberto Stopa.

Mais melhorias

Também por meio de parceria com a iniciativa privada, a Prefeitura de Cuiabá trabalha para entregar mais três corredores de mobilidade urbana aos condutores da Capital. Neste momento, está em execução a construção de novas vias que interligam a tradicional e extremamente movimentada Avenida República do Líbano à região do Centro Político Administrativo.

Os trabalhos têm como ponto de partida duas ruas que se encontram com a grande avenida. O primeiro acesso inicia na Rua Síria e finaliza nas proximidades da rotatória da Avenida Dr. Hélio Ribeiro, que faz conexão com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT) e com o Parque das Águas. Neste local, o processo de revestimento da pista com a massa asfáltica já foi iniciado e avança ao longo do percurso.

O segundo acesso parte da Rua Afeganistão e segue dois diferentes caminhos. Por meio de um deles, o condutor poderá chegar de forma mais célere à Avenida Dr. Hélio Ribeiro, na altura da rotatória da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). Também pela Afeganistão, será possível chegar na Avenida Historiador Rubens de Mendonça. Todas essas obras também estão planejadas para serem entregues até o fim de 2021.
 
Imprimir