Imprimir

Notícias / Educação

Após 15 meses, alunos de VG voltam às aulas presenciais com escalonamento e outras regras

Da Redação - Isabela Mercuri

Os alunos de escolas municipais de Várzea Grande voltam às salas de aula nesta terça-feira (3), após quinze meses de educação unicamente online por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Dentre as regras para este retorno estão o escalonamento dos alunos, distanciamento entre carteiras e mesas do refeitório, uso de máscaras, dentre outros.

Leia também:
Desembargador defere liminar e livra Governo de obrigatoriedade de fornecer lanches nas escolas

De acordo com a assessoria de imprensa de Várzea Grande, este retorno acontecerá de forma híbrida nas unidades de ensino da rede municipal. Entre as medidas de prevenção e proteção adotadas para o retorno das aulas estão o uso obrigatório de máscara por todos os alunos e profissionais da educação; aferição da temperatura de servidores, alunos e colaboradores na entrada da escola; disponibilização de álcool em gel 70% nas salas de aula; fazer o intervalo para o lanche escolar de forma escalonada e higienizar as mesas antes e após o lanche; e manter em sala de aula e refeitório o distanciamento entre as carteiras.

O transporte escolar também deverá funcionar com 50% de sua capacidade de lotação; todos os alunos devem ter a temperatura aferida na entrada dos ônibus; todos deverão usar máscara, obrigatoriamente; disponibilizar recipiente com álcool em gel 70% para higienização das mãos durante o percurso, entre outras medidas.

O secretário Silvio Fidelis explica que o retorno das atividades escolares será de forma escalonada, com rodízio semanal, conforme o calendário escolar, com 50% dos alunos participando das aulas presenciais e os outros 50% das aulas remotas.

"Os pais dos alunos que autorizaram o retorno dos filhos às aulas presenciais assinaram na escola um termo de compromisso e responsabilidade. Já aqueles alunos que não tiveram a autorização dos pais para o retorno, continuarão com as aulas apenas de forma remota", ressalta. 

Para preparar as unidades de ensino para o retorno presencial e implantação do ensino híbrido, a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Smecel) encaminhou o Plano Estratégico para Retorno das Atividades Escolares. 

Durante toda esta semana, as equipes gestoras das unidades escolares trabalharam no planejamento para o retorno e, com a orientação da Smecel, elaboraram o seu plano estratégico, cada uma atendendo a sua realidade escolar. 

Nesta segunda-feira (2), a partir das 9h, será realizada a aula inaugural para os diretores e coordenadores das redes públicas municipal e estadual de ensino de Várzea Grande. O evento ocorrerá na Igreja Batista Nacional (IBN), bairro Cristo Rei.

A aula inaugural contará com as palestras "Recuperação da Aprendizagem Pós-Pandemia", proferida por Cláudia Costim, e "O acolhimento socioemocional no retorno das atividades presenciais", de Camila Cury.
Imprimir