Imprimir

Notícias / Política MT

João Batista diz que deputados trabalham “desbloqueio” de recurso financeiro para Hospital de Câncer

Da Redação - Max Aguiar

O deputado estadual João Batista do Sindspen (Pros) disse que trabalha junto aos demais parlamentares para “destravar” o recurso financeiro na ordem de R$ 3 milhões destinado para o Hospital de Câncer de Mato Grosso (HCanMT) pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), ainda no ano de 2019. 

Leia mais:
Projeto prioritário do DEM é reeleger Mauro Mendes, diz Fabio Garcia em reunião do partido em Cuiabá

Como explicou o deputado, o recurso partiu de uma iniciativa da Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social, da ALMT, que contou com a contribuição de todos os parlamentares. “Tem praticamente dois anos desde que todos nós assumimos o compromisso de destinar o recurso financeiro de R$ 3 milhões para o HCan, mas infelizmente, por questões burocráticas, este recurso encontra-se parado na Prefeitura de Cuiabá. Entretanto, acredito que iremos conseguir destravar este recurso para que seja utilizado para manutenção dos trabalhos, principalmente na área da UTI infantil, que hoje está sendo inaugurada”, disse.

O presidente da ALMT, Max Russi, durante a abertura do evento, provocou a imprensa que realizava a cobertura, para que “ajudem a cobrar”, o Poder Executivo Municipal de Cuiabá, para que assim, a transferência ocorra o “mais rápido possível”. “Todo trâmite por parte da ALMT já foi realizado e este dinheiro não está mais em nosso caixa, retornando para o Governo do Estado, com o compromisso de ser aportado na Secretaria de Saúde da nossa capital. Na Assembleia, iremos cobrar para que este valor chegue o mais rápido possível no HCan”, afirmou Max Russi.

UTI Pediátrica

Como explicou o presidente do HCanMT, Dr. Laudemi Moreira Nogueira, a nova unidade pediátrica, inaugurada com 10 leitos, irá mudar a realidade das crianças com Câncer, uma vez que sua transferência para realização de cirurgias não será mais necessária.

“Nossas crianças poderão fazer todo o processo do tratamento aqui mesmo, o que aumenta as chances de sucesso e diminui os riscos no tratamento, se houver qualquer necessidade, nosso leito de UTI estará a poucos metros. Antes, a criança precisava aguardar um leito em outra unidade hospitalar, agora podemos nos programar e realizar as cirurgias, já que teremos os leitos disponíveis”, explicou o presidente da HCanMT.

A construção da UTI foi feita com recursos provenientes do McDia Feliz, Instituto Ronald Mc Donalds, Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) e a Associação Mato-grossense de Produtores de Algodão (Ampa), Bom Futuro, AACC e emendas federais.

Leia a íntegra da nota da Prefeitura:

Em relação ao recurso que a Assembleia Legislativa encaminhou via fundo municipal para o Hospital de Câncer, a Prefeitura informa:

-A Portaria nº 337/2021 da GBSES/MT saiu com erro na publicação. A Portaria publicou que serão 10 leitos de UTI pediátrica, mas o recurso é para 08 leitos.

-Seguindo a orientação do próprio Estado através do Escritório Regional de Saúde da Baixada Cuiabana, a Prefeitura está aguardando a publicação da nova Portaria corrigindo os quantitativos e o relatório técnico de visita das equipes técnica da SES/MT e do município para instrumentalização do processo e repasse do recurso.

- Sobre o recurso de 2,4 milhões, a Prefeitura esclarece que existe uma resolução no Conselho Municipal de Saúde que só pode pagar novas emendas se as anteriores forem executadas;

- O HCAN não cumpriu duas emendas pactuadas anteriormente dentro do prazo;

- O processo só teve andamento a partir da disponibilização de agenda dos procedimentos pactuados;

- Por se tratar de metas extras ao que está pactuado na contratualização vigente, neste momento o processo foi encaminhado para Diretoria de Controle, avaliação e regulação para análise e providências dos instrumentos formais de contratualização conforme preconiza a Portaria de aplicação de emendas do referido exercício da emenda;

- O prazo de conclusão se dará na corrente semana e após a finalização será encaminhada para a diretoria financeira para fins de providências de pagamentos.
Imprimir