Imprimir

Notícias / Política MT

"Estou entregando o BRT para Cuiabá", diz Emanuel ao colocar 144 ônibus novos com ar-condicionado para rodar na capital

Da Redação - Isabela Mercuri / Do Local - Airton Marques

O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) entregou, nesta terça-feira (3), uma nova frota de 144 ônibus zero quilômetros, com ar-condicionado, wi-fi, câmeras de segurança para dentro do veículo e acessibilidade para pessoas com deficiência. O evento reuniu políticos e apoiadores do prefeito. Os veículos já começam a circular na quarta-feira (4), às 6h da manhã.

Leia também:
Emanuel diz que está fazendo revolução no transporte público com entrega de 144 novos ônibus; vídeo

“Nada, absolutamente nada vai tirar minha alegria, meu prazer e minha realização de uma entrega como essa. Nunca na história de Cuiabá se entregou tantos veículos zero quilometro, promovendo uma rápida transformação de renovação da frota. Para vocês terem uma ideia, a partir de amanhã 6h da manhã essa frota já está rodando. Já falei com o Juarez e a LDU, quero que esses ônibus sejam colocados nas linhas de maior movimentação para atingir o maior número de pessoas possíveis. Mas a partir de hoje Cuiabá é uma das poucas cidades do país que 60% da frota tem ar condicionado”, comemorou Emanuel.



Segundo o prefeito, em 2022, 75% da frota terá ar condicionado, e até o final da gestão serão todos os veículos, tornando Cuiabá a primeira capital do país com 100% da frota climatizada. Os ônibus também têm quatro portas, o que os torna compatíveis tanto com BRT quanto com VLT. Durante a entrega, Emanuel ainda afirmou que os ônibus já representam o que seria o BRT.

“Arrisco a dizer, esqueça o BRT, governador. Porque hoje estou entregando o BRT para Cuiabá. Já representa praticamente o sistema de BRT para a população cuiabana. Agora, que o estado nos ajude a realizar o sonho da modernidade (...) ao trazer o VLT”, completou o prefeito.

O primeiro-secretário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Eduardo Botelho (DEM), esteve no lançamento e parabenizou a Prefeitura. “E agora a entrega desses ônibus. Uma licitação de transporte é uma licitação complicada, e a Prefeitura de Cuiabá fez uma licitação muito tranquila, muito correta, muito aberta para todo o país e hoje está aqui entregando os ônibus mais modernos de todas as capitais, não tem uma capital que tem tantos ônibus modernos e novos como aqui”, afirmou.

O presidente da Câmara de Vereadores, Juca do Guaraná Filho (MDB), parabenizou Emanuel pela coragem e disse que muitos não acreditaram que isso se tornaria realidade. “Dia de grande emoção, parabéns pela coragem. Eu atrasei um pouco porque fiz questão de ver o ônibus de ponta a ponta, que coisa linda. Que coisa linda. Após quase duas décadas, Cuiabá recebe esse presente. Ônibus novos, com ar condicionado, hoje a grande luta do povo cuiabano é o VLT, e o senhor faz isso demonstrando coragem, demonstrando amor ao povo cuiabano”, disse. “Muitos duvidavam que ia acontecer isso, porque até mesmo, prefeito, nunca aconteceu na história de Cuiabá. Somente uma gestão humanizada pode fazer isso”, completou.

Antenor Figueiredo, ex-secretário de mobilidade urbana que esteve à frente do processo até o início de 2021, foi convidado a falar e comentou de sua alegria em participar da entrega. “Quando assumimos a secretaria de mobilidade urbana, com certeza isso foi nosso maior desafio. Desafio por conta das pressões que vínhamos sofrendo do Tribunal de Contas, Ministério Público e vencemos esse desafio, está aqui o presente para toda a sociedade cuiabana. São 144 ônibus novos, não tem nenhum ônibus reformado aqui, são zero de fábrica, tanto de chassi quanto de carroceria. Isso era minha última missão, a entrega desses 144 ônibus para a sociedade cuiabana”, afirmou.
Imprimir