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Vuolo afirma que Cuiabá se prepara para chegada da ferrovia com revisão do Plano Diretor e outras medidas

Da Redação - Isabela Mercuri

O secretário de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico de Cuiabá, Francisco Vuolo, participou nesta semana, representando o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), de um encontro de gestores municipais que se reuniram em visita ao terminal ferroviário de Rondonópolis. Na ocasião, ele afirmou que a capital já se prepara para receber a ferrovia.

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Dentre as ações da capital como planejamento para receber o terminal ferroviário, o secretário citou o andamento das obras da Avenida Contorno Leste, a revisão do Plano Diretor Municipal e o Programa pra Frente Cuiabá.

O encontro reuniu Prefeitura de Cuiabá, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Primavera do Leste e Rondonópolis. De acordo com a assessoria de imprensa, o objetivo foi promover a troca de experiências e união de forças para o futuro próximo de geração de emprego, renda, industrialização e melhoria na qualidade de vida por onde o traçado ferroviário vai passar.

"São 46 anos de luta para que este momento da chegada da ferrovia a Cuiabá se tornasse realidade. Agora precisamos estar preparados para todos os avanços que os trilhos trazem. Em Cuiabá já estamos realizando a revisão do Plano Diretor, política importantíssima para o planejamento da cidade de acordo com seu crescimento territorial e econômico. É uma alegria muito grande estar neste terminal e levar as impressões para a nossa Capital. Em nome do prefeito Emanuel Pinheiro convido a todos os municípios da baixada cuiabana e do Vale do Rio Cuiabá para conhecerem este terminal, da tão sonhada ferrovia que em breve será realidade e promoverá uma grande transformação no crescimento e garantindo que Cuiabá e toda a região se insiram em um novo ciclo de desenvolvimento econômico", disse Vuolo.

Miguel Vaz, prefeito de Lucas do Rio Verde, afirmou que os municípios com terminais de cargas serão muito beneficiados.  “A união dos municípios vai fortalecer a vinda deste trecho importante da ferrovia de Rondonópolis até o norte do estado de Mato Grosso e é muito importante que apoiem esse projeto, não somos contra qualquer outra ferrovia, apenas estamos entendendo que elas são importantes e visitamos o terminal da Rumo porque achamos interessante a expansão deste trecho".

Segundo a Rumo Logística, empresa que opera o terminal em Rondonópolis, cerca de 25% do carregamento de algodão do estado já é escoado via ferrovia. O pátio do terminal tem capacidade para 750 caminhões, com estrutura para descanso e exames médicos aos caminhoneiros. Por dia, 800 vagões de grãos e farelos são carregados. O terminal já trabalha com mais de 70 clientes, transportando grãos, farelos, biocombustível, eletrodomésticos da linha branca, pisos de cerâmica, congelados, bebidas e mais recentemente foi realizado com sucesso teste para transporte de ovos.

"Essa é a ferrovia da multiplicidade, da transformação. Boa parte da balança comercial do país está aqui neste terminal. É importante mobilizar as pessoas para virem conhecer e desmistificar o funcionamento do modal ferroviário", disse o diretor de Regulatório da Rumo Logística, Guilherme Penin.

Prefeito de Primavera do Leste, Leo Bortolin também defendeu que a chegada da ferrovia representa mais competitividade e desenvolvimento econômico. “Não somente no que tange ao escoamento da produção agrícola, mas também na indústria da transformação, que é algo extremamente expoente no município e o fato de termos não somente a malha ferroviária passando por Primavera, mas também o terminal, deve potencializar que essas indústrias tenham um planejamento de ampliação de sua capacidade, como é o caso do óleo da Cargil, da granja Mantiqueira, assim como a FS na produção de milho e do DDG e também da chegada dos produtos de comércio e bandeira branca para a expansão das âncoras de mercado", pontuou.

A extensão dos trilhos foi aprovada na Lei Complementar 685/2021, que passou por unanimidade na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) e regulamenta o Subsistema Ferroviário de Mato Grosso, regulamentada por Decreto Estadual 881/2021. De acordo com edital publicado pelo Executivo Estadual, a previsão é que a obra seja iniciada em até seis meses após a emissão da licença ambiental de instalação e que o Terminal de Cuiabá seja concluído até o 2º semestre de 2025.
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