Imprimir

Notícias / Cidades

Com seca histórica no Rio Paraguai, prefeitura irá decretar situação de emergência em Cáceres

Da Redação - Fabiana Mendes

O nível do Rio Paraguai, em Cáceres (220 km de Cuiabá), atingiu um dos menores níveis da história. Nesta segunda-feira (23), o Centro de Hidrografia e Navegação do Oeste da Marinha do Brasil registrou 40 centímetros, o menor volume desde que as medições começaram em 1965.

Leia também:
Nível do Rio Cuiabá chega a 29 cm e situação é preocupante, alerta Defesa Civil

No mesmo período do ano passado, o menor nível registrado foi de 0,68. O rio Paraguai é o principal canal de escoamento do Pantanal, sendo um dos mais importantes de planície no Brasil. A crise hídrica foi destaque no programa Fantástico do último domingo (22), durante a série ‘Brasil, colapso ambiental’.

A Prefeitura de Cáceres informou que realizou vistorias no rio e com apoio da Secretaria de Meio Ambiente (Sema) irá elaborar um parecer técnico para solicitar a decretação de emergência da crise hídrica.

A prefeita, Eliene Liberato, explicou que há meses tem se observado aos olhos de todos que o rio vem diminuindo o nível. “Agora com o parecer técnico elaborado pelo biólogo da Prefeitura, Glauber Romero, juntamente com a Coordenadora Municipal de Defesa Civil, Andrelina Magali da Silva, que deem início a solicitação da decretação de situação de emergência, e com isso, conseguirem recursos federais para dragar o rio”, ponderou Eliene.

O secretário de Saneamento e Meio Ambiente, Júlio Parreira, disse que o parecer servirá também para que a Prefeitura atue em outras frentes de prevenção. “Esse parecer vai margear nossas ações, de prevenção e de auxílio, em algumas comunidades”, finalizou Júlio.
 
 
Imprimir