Imprimir

Notícias / Educação

Gripe suína leva estudantes de Manaus a encerrar período letivo de 2009 mais cedo

ABr

Estudantes de escolas públicas municipais, estaduais e particulares de Manaus deverão concluir o período letivo deste ano até o dia 30 de novembro. A recomendação foi dada pelo Conselho Estadual de Educação, que espera evitar, com isso, um surto de influenza A (H1N1) gripe suína na capital do Amazonas, a partir de dezembro, quando inicia o inverno na região caracterizado pela presença das chuvas.

Anteriormente, o encerramento das aulas na rede pública estava marcado para 17 de dezembro. “É uma medida preventiva que protegerá nossos alunos da gripe suína especialmente a partir de dezembro, quando aumenta a circulação de vírus sazonais de gripe por causa das chuvas”, disse a presidente substituta do Conselho Estadual de Educação do Amazonas, Darcí Neves.

Segundo ela, as escolas estaduais terão até o dia 30 deste mês para apresentar ao conselho propostas que viabilizem o encerramento das atividades escolares no período recomendado. As escolas poderão ter rotinas diferenciadas, mas não poderão descumprir os 200 dias letivos e as 800 horas de estudo, determinados pela Lei de Diretrizes e Bases (LDB).

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) informou que, nesta quinta-feira(10), vai discutir com o Conselho Municipal de Educação as possíveis propostas para conclusão do cronograma do ano letivo na capital. Uma solução prevista é estender as aulas aos sábados.

Manaus tem, aproximadamente, 812 mil estudantes, distribuídos nas redes de ensino municipal, estadual e particular. Cursinhos e instituições de ensino superior não se manifestaram quanto à decisão e à possibilidade de adotarem a recomendação para os estudantes do ensino fundamental e médio.

De acordo com a Secretaria de Saúde do Amazonas, o estado registrou até agora 61 casos de gripe suína, com duas mortes.
Imprimir