Imprimir

Notícias / Política MT

Janaina diz que segunda votação do PLDO deve acontecer em 15 dias: ‘tempo recorde’

Da Redação - Isabela Mercuri / Do local - Max Aguiar

Após negociações levarem à votação do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) na sessão desta quinta-feira (9) sem os destaques, a segunda votação deve acontecer em dez ou quinze dias, de acordo com a deputada estadual Janaina Riva (MDB). A parlamentar, que faz parte da base do governo Mauro Mendes (DEM), afirmou que mesmo assim a aprovação deve acontecer em tempo recorde, visto que geralmente a PLDO só passa pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) em novembro.

Leia também:
Líder do governo articula e PLDO é aprovada em primeira votação sem acréscimo de emendas

“Foi um combinado nosso, até porque a gente acha que para fazer a discussão das emendas a gente vai precisar de uma sessão exclusivamente para isso, porque vai demandar bastante tempo e as negociações continuam a acontecer, normal, acho, como Dilmar anunciou ali, já tem um acordo com relação à RGA, vocês devem ter visto, tem deputado achando ainda que dá para melhorar um pouquinho, então a gente vai esticar um pouquinho mais até a segunda votação que deve acontecer daqui a uns 10, 15 dias”, argumentou Janaina.

O imbróglio em relação à votação começou porque, segundo a oposição, Mauro indicou à base que desse votos contrários a emendas que tratassem de aumento salarial. Na sessão da semana passada, a votação do PLDO já foi adiada por falta de quórum, e a expectativa era que o mesmo acontecesse nesta quinta. No entanto, de forma rápida e sem votação das emendas, o projeto foi aprovado em primeira votação.

“Foi mais para destravar a pauta e também porque já tinham combinado de discutir as emendas só depois. A maioria das emendas entrou depois, porque isso foi uma coisa democrática que o Dilmar fez, ele acolheu todas, até as que chegaram de última hora. Então se toda hora que chegasse uma coubesse vista, aí a gente não vota nunca, então a gente fez esse combinado, olha, vamos acolher tudo que chegar, vota em primeira e aí a gente discute tudo em segunda, então ficou combinado desse jeito”, explicou a deputada Janaina após a sessão.

Segundo ela, apesar do adiamento e da votação apenas em primeira, a decisão não prejudica o Governo do Estado. “Nunca foi de praxe aqui na Assembleia a gente votar antes de novembro, então essa votação deve acontecer num período, inclusive, recorde, porque ela chegou muito cedo, e normalmente não chegava tão cedo, como essa LDO agora. Como também nós nunca votamos uma LOA no ano, e eu acho que esse ano talvez a gente consiga votar a LOA até dezembro”.
Imprimir