Imprimir

Notícias / Cidades

Prefeitura de Cuiabá continua com vacinação a passos lentos e ‘esquece’ até de atualizar doses recebidas

Da Redação - Wesley Santiago

A Prefeitura de Cuiabá continua com a vacinação de sua população passos lentos. Nos últimos 19 dias, a média de aplicação da primeira dose não chega a 3 mil por dia. Ao todo, quase 605 mil pessoas já receberam pelo menos uma das aplicações. Outra situação que chama atenção é que desde o dia 19 de agosto, a quantidade de imunizantes recebidos pelo município não era atualizada no vacinômetro.

Leia mais:
Cuiabá ainda aguarda doses para poder iniciar terceira fase de vacinação contra Covid-19
 
De 23 de agosto a 14 de setembro, foram aplicadas 11.451 doses (D1 + D2), o que dá uma média de 6.181 por dia (sem contar domingos e feriados, onde os polos não funcionam).
 
Quando se fala apenas em primeira dose, neste mesmo período, foram 53.565 doses aplicadas, o que dá uma média de 2.819 por dia.
 
Tal situação, principalmente no quesito primeira dose, preocupa. Isso porque a variante Delta da Covid-19 já circula por Mato Grosso, sendo ela mais transmissível que as outras.
 
Outro fato que chama atenção é o fato de a prefeitura de Cuiabá não atualizar as doses recebidas de vacina desde o dia 19 de agosto. No site e em informes enviados nas redes sociais, aparecia até ontem que tinham sido recebidas apenas 385.673 unidades de imunizantes para primeira dose e 221.538 para segunda.
 
Porém, a capital mato-grossense recebeu na verdade 434.832 para D1 e 310.175 para D2.

A assessoria de imprensa da Prefeitura de Cuiabá informou, no primeiro momento, que houve um equívoco do setor, que não fez a atualização.

Além disto, pontua que nesse período, o Município recebeu 29.659 doses para D1 e atuou de acordo com a quantidade de vacinas que tinha disponível, vacinando 53.565 pessoas com D1 no período.

"Vale lembrar que, no momento, há uma grande quantidade de pessoas que estão na época de receber a segunda aplicação, tendo sido vacinadas 61.615 pessoas com a D2. Além disso, no mesmo período, 2.271 pessoas receberam a dose única. Tudo isso dá uma média de 5,8 mil doses aplicadas por dia, tirando apenas os domingos, já que aos sábados e feriados, a vacinação continua, mesmo que com rodízio de polos", completou.

Porém, vale ressaltar que, mais cedo, a assessoria havia informado que o número de doses únicas nesse período havia continuado da mesma forma que antes. Agora, de forma atualiza, é apontado que foram 2.271 doses únicas a mais neste recorte de tempo.
 
Vale lembrar que a Secretaria de Estado de Saúde (SES) tem cobrado dos municípios que acelerem a vacinação e não guardem vacina.
 
Em meados de agosto, secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, classificou como gravíssimas as denúncias do vereador Dilemário Alencar que apontavam a existência de mais de 30 mil doses de vacinas contra a covid-19 estocadas, sem serem aplicadas na população.
 
A Prefeitura de Cuiabá precisa agilizar essa vacinação. O cidadão não pode ser prejudicado por um erro estratégico da administração. Essa denúncia do vereador Dilemário precisa ser apurada. Ela é gravíssima”, afirmou.
 
Segundo o ranking de aplicação de vacinas contra Covid-19, atualizado ontem pelo Governo do Estado, teriam sido distribuídas para Cuiabá 459.560 vacinas destinadas a primeira dose, sendo que 82,60% foram aplicadas, sobrando ainda 79.947.
 
Outras 303.048 unidades para segunda dose teriam sido distribuídas para Cuiabá, sendo aplicadas 64,75% deste montante (200.027). A cobertura vacinal da Capital ainda é baixíssima, com apenas 38,96% da população imunizada.

Atualizada às 14h18
Imprimir