Imprimir

Notícias / Cidades

Força-tarefa combate incêndio que consome área próxima ao Parque Sesc Serra Azul

Da Redação - Wesley Santiago

Um incêndio que avança há vários dias na região de Nobres (121 km de Cuiabá) está sendo combatido pelo Corpo de Bombeiros Militar, a Força Nacional e a Brigada Sesc Pantanal, nesta terça-feira (21). O fogo já está próximo ao Parque Sesc Serra Azul, unidade do Polo Socioambiental Sesc Pantanal, de onde é possível ser visto.

Leia mais:
Incêndio na Estrada de Chapada atinge área próxima a condomínio e traz fumaça para Cuiabá

A área de Cerrado é formada por muitas serras de difícil acesso. A mobilização de hoje envolve 32 pessoas, caminhões pipa e uma aeronave airtractor, que transporta cerca de 1.500 litros de água para ser lançada em pontos estratégicos.  

De acordo com o gerente do Parque Sesc Serra Azul, Marcus Kramm, o fogo veio do outro lado da serra. "Pelo que temos acompanhado pelo sistema da NASA, o fogo começou na região do Posto Gil e tem avançado. A união neste momento é fundamental para que possamos controlar o incêndio o mais rápido possível", destaca. 



Parque Sesc Serra Azul

Com mais de 5 mil hectares, o Parque Sesc Serra Azul é um parque de aventura onde fica um dos principais atrativos da região turística de Nobres, a Cachoeira Serra Azul. 

A presença da onça-pintada, na terra, e o gavião-real no ar do Parque Sesc Serra Azul, são os principais indicadores da importância da área para a conservação da biodiversidade no Cerrado mato-grossense. Somente nos últimos quatro anos, cinco espécies ameaçadas foram avistadas na área de cinco mil hectares, que representa um refúgio diante da perda de habitat pelo desmatamento, caça e captura para criação em cativeiro. O parque existe há nove anos e, neste período, 15 espécies ameaçadas já foram registradas. 

O Cerrado é conhecido por ser a caixa d'água do Pantanal, pois é onde se encontram as nascentes do Rio Cuiabá, que deságuam no Pantanal. Localizado próximo a uma das nascentes do Rio Cuiabá, o Parque Sesc Serra Azul colabora para a conservação do Pantanal. 
Imprimir