Imprimir

Notícias / Esportes

Paraguai vence, vai à Copa e deixa Argentina em situação complicada

Folha Online

O Paraguai derrotou a Argentina por 1 a 0, nesta quarta-feira, em Assunção, obteve a classificação para a Copa do Mundo-2010 e deixou a equipe adversária em situação complicada nas eliminatórias sul-americanas da competição.

Restando duas rodadas para o fim do classificatório, o time argentino aparece na quinta posição, com 22 pontos, um a menos do que o Equador, quarta e última seleção que se classificaria direto para a Copa.

O que complica ainda mais a situação da equipe do técnico Diego Armando Maradona é que o adversário na última rodada das eliminatórias será o Uruguai, que ainda briga por vaga, fora de casa. Antes, enfrenta o já eliminado Peru, lanterna do grupo único.

Com 30 pontos e já classificado para a Copa, o Paraguai apenas cumpre tabela no próximo mês diante de Venezuela e Colômbia.

Com a vitória do Equador sobre a Bolívia, a Argentina entrou em campo fora da zona de classificação direta para o Mundial da África do Sul. O time de Lionel Messi ocupava a quinta colocação, posto que a levaria para a repescagem.

Pressionado pela necessidade de um bom resultado no Defensores del Chaco, Diego Maradona realizou quatro alterações em relação à equipe argentina que foi derrotada pelo Brasil.

O técnico escalou Sergio Romero, Emiliano Papa, Fernando Gago e Sergio Agüero. Andújar, Otamendi, Maxi Rodríguez e Tevez deixaram a formação titular.

As substituições não foram suficientes para evitar que o Paraguai quase abrisse o placar aos 7min do primeiro tempo, quando o atacante Nelson Valdez, do Borussia Dortmund, acertou a trave.

Aos 23min, a Argentina levou outra bola na trave. Dessa vez, foi Jonathan Santana quem acertou o poste de Romero.

A pressão paraguaia resultou em gol aos 27min. Após bonita troca de passes pelo centro da defesa adversária, a bola chegou a Valdez, que bateu cruzado para abrir o marcador.

No intervalo, Maradona fez uma substituição. Assim, a Argentina voltou para o segundo tempo com Ezequiel Lavezzi no lugar de Jesús Dátolo. Os dois jogadores são companheiros no Napoli.

Só que aos 8min a seleção argentina ficou com um jogador a menos. Verón, campeão da Libertadores pelo Estudiantes, recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso.

Jogadores do Paraguai comemoram vitória contra a Argentina e vaga na Copa do Mundo de 2010
Imprimir