Imprimir

Notícias / Cidades

Mirando concursos da Segurança Pública que abrirão em breve, empresa prepara candidatos para a prova física

Da Redação - Vinicius Mendes

O profissional da Educação Física Eric Antonello, proprietário de uma empresa focada na preparação de concurseiros que têm como objetivo ingressar nas carreiras ligadas à Segurança Pública, disse que o mercado voltou a aquecer agora que as medidas contra a pandemia estão mais brandas. Nenhum concurso da área estava sendo realizado, mas agora estão retornando. Eric afirma que muitos candidatos se esquecem de dar a mesma dedicação ao Teste de Aptidão Física (TAF) que dão à preparação para a prova objetiva, e que esta acaba sendo a causa que muitos não são aprovados. A TAF.ácil desenvolve treinamentos específicos, baseados em cada concurso.
 
Leia mais:
Secretário diz que novo concurso não resolverá problema mas deve abranger toda segurança pública
 
A TAF.ácil, empresa criada em 2018, é voltada para ajudar candidatos de concursos públicos ligados às áreas da Segurança Pública, como das polícias Militar, Civil, Federal e Rodoviária Federal, bem como do Corpo de Bombeiros e Polícia Penal (do sistema socioeducativo). Eric procurou capacitação e hoje desenvolve um trabalho de preparação para o TAF. Ele viu que o mercado necessitava de uma empresa que oferecesse este serviço, que possui suas particularidades.
 
“Observei no mercado a falta de profissional qualificado para trabalhar com este tipo de demanda, do TAF. Então foi onde busquei, há uns três anos, me especializar em exercícios que pudessem me auxiliar na condução de uma preparação para este tipo de prova, me preparei e hoje estou dando aula. Por exemplo, temos aqui em Cuiabá várias escolas de formação de curso, onde ela prepara o candidato para a prova objetiva, e eu venho com a segunda parte, que é o TAF, exigido nas carreiras de Segurança Pública, e trabalhamos para assessorar e acompanhar o aluno até o dia da prova”, disse Eric.
 
De acordo com Eric o treinamento é baseado em cima de cada concurso, já que cada um possui suas particularidades. O da PRF, por exemplo, geralmente exige quatro testes. Eric disse que estamos no momento ideal para a procura deste tipo de serviço já que no Brasil inteiro estão sendo lançados editais para carreiras na Segurança Pública.
 
“O que não teve nos últimos dois anos, principalmente por conta da pandemia, agora praticamente a cada duas semanas temos prova em algum lugar do Brasil para cargo público de carreira policial. Por exemplo, este final de semana vai ter a prova da Polícia Civil do Paraná, recentemente teve a prova da Polícia Civil do Pará, teve da Polícia Civil do Ceará, então tem uma série de concursos públicos espalhados pelo país e em breve o Governo de Mato Grosso deve lançar o edital da prova da Polícia Civil daqui, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros também”.
 
O secretário de Segurança Pública (Sesp), Alexandre Bustamante, já anunciou que um novo concurso da área está previsto para acontecer em breve.
 
Eric reforçou que é importante que os candidatos busquem preparação com antecedência, para que o treinamento seja eficaz. Além disso, é importante que os concurseiros façam o treinamento com um profissional qualificado, já que a preparação para o TAF é diferente de treinos para emagrecimento, ganho de massa muscular ou melhoria de saúde, por exemplo.
 
“Se ele se dedica à prova objetiva, tem que se dedicar na mesma proporção na prova prática. É muito triste ver alguém passar na prova objetiva e chegar na hora da prova física e reprovar, eu já presenciei, a frustração é muito grande. E na hora de buscar um profissional é importante saber as capacitações dele, saber a qualidade do trabalho dele, pois nem todo profissional de Educação Física está habilitado para dar aula de TAF, é um tema muito sutil, tem que ter uma percepção muito boa sobre o que é o treinamento”.
 
A TAF.ácil oferece assessoria e acompanhamento tanto em grupos, quando de forma individual. Eric elabora o treinamento e prepara o candidato até a véspera da prova, caso seja necessário.
 
“Então é por isso que a gente vem alertando, tentando fazer com que estes candidatos, se planejem para poder treinar. Deixar de treinar é um grande erro, porque treinar vai dar mais disposição para continuar estudando, vai dar mais energia, mais ânimo, e já vai deixar o candidato mais preparado caso passe na prova objetiva, esse é o recado que eu dou para a turma”.
 
Mais informações sobre a TAF.ácil estão disponíveis pelo Instagram ou pelo telefone (65) 99247-2682.
Imprimir