Imprimir

Notícias / Política MT

Tribunais de Contas discutem como fiscalizar recursos

De Brasília Rosângela Mendes - especial para Olhar Direto

O auditor substituto de conselheiro do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCEMT) Luiz Henrique de Lima, participou hoje (10), em Brasília, da primeira reunião da Rede de Informações para a Fiscalização dos Gastos do Governo Federal na Copa de 2014, que aconteceu no Tribunal de Contas da União (TCU), com a presença do ministro Ubiratan Aguiar. No evento estiveream presentes vários representantes dos TCE´s de todo Brasil, para definição de estratégias para fiscalizar as obras de preparação o mundial de futebol.

De acordo com Lima, o TCEMT vai trabalhar em parceria e interlocução com o Tribunal de Contas da União (TCU), que vão acompanhar todos os ciclos e trâmites relacionados as obras, com a fiscalização e orientação, desde o processo licitatório, as concorrências das empresas executoras e contratos, como também na execução das obras.

A medida tomada pelo tribunal, de acompanhar passo a passo , de acordo com o auditor, tem por objetivo de garantir o respeito ao cronograma, qualidade nas obras executadas, para evitar irregularidades, e sobrepreço, além disso garantir com que Cuiabá seja a melhor cidade-sede da Copa do Mundo no Brasil.

“A Copa vai propiciar ganhos no período da Copa e no pós-Copa. Milhões de pessoas vão ouvir falar de Cuiabá. Cuiabá teve uma vitória histórica em ser escolhida”, avaliou.

Para a fiscalizar passo a passo das obras do maior campeonato mundial de futebol do mundo, em Cuiabá, o tribunal do estado definiu uma equipe de fiscalização para expedir relatórios de auditoria referente aos procedimentos das obras.

Nesse sentido, o TCE/MT definiu no mês passado uma Comissão de Fiscalização do órgão, em que são integrantes além dele,  o auditor Benedito Seror, e também o procurador-chefe de Contas do Ministério Público de Contas de Mato Grosso, Gustavo Deschamps.

Eles atuarão preliminarmente em auditorias auditorias semestrais, que devem posteriormente acontecer de forma semestral, com expedição de relatórios e passará a ser trimestral e por fim mensal. “Os nossos trabalhos vão caminhar de acordo com a demanda de fiscalização, se aumentar as obras, aumentaremos o quadro de auditores”, explicou Lima.

O grupo da Rede de Informações para a Fiscalização dos Gastos do Governo Federal na Copa de 2014,  reúne as comissões de Fiscalização e Controle da Câmara Federal; e de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor, Fiscalização e Controle do Senado, o Tribunal de Contas da União (TCU) e os tribunais de contas dos estados (TCEs) e municípios (TCMs) onde ocorrerão os jogos.

Imprimir