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Entenda o caso do acidente de Nelsinho Piquet no GP de Cingapura de F-1

Folha Online

No dia 28 de setembro de 2008, o piloto brasileiro Nelsinho Piquet sofreu um acidente com sua Renault no GP de Cingapura de F-1 que acabou beneficiando seu companheiro de equipe, o espanhol Fernando Alonso, vencedor da prova.

Recentemente, após a demissão de Nelsinho da Renault, o piloto revelou à FIA (Federação Internacional de Automobilismo) que o acidente foi premeditado pelo chefe da equipe francesa, Flavio Briatore, e pelo engenheiro chefe da equipe, Pat Symonds, como estratégia para dar a vitória a Alonso.

A corrida

Largando na pole position, o brasileiro Felipe Massa, da Ferrari, era o grande favorito para vencer o GP de Cingapura. No entanto as chances do piloto da Ferrari terminaram logo no início da prova.

Na 15ª volta, Massa liderava com folga, mas a vantagem acabou quando Nelsinho Piquet bateu no muro, aparentemente sem motivo, logo depois que seu companheiro havia sido chamado para reabastecer. O safety car teve que entrar na pista.

Quatro voltas depois, ainda sob bandeira amarela, Massa foi para o pit stop. Ele obedeceu ao sinal verde da escuderia para sair, mas a mangueira de reabastecimento ainda estava acoplada a seu carro.

Com a mangueira pendurada, o piloto teve de parar mais à frente e aguardar o socorro dos mecânicos. O brasileiro acabou caindo para a última colocação --depois ainda sofreria uma punição drive-through, que obriga a uma passagem por dentro dos boxes. No final, ficou em 13º lugar.

No reinício, a prova sofreu grandes alterações. O alemão Nico Rosberg assumiu a ponta, mas tanto ele como o polonês Robert Kubica, da equipe BMW-Sauber, sofreram punições de dez segundos (stop-go).

O maior beneficiado acabou sendo o espanhol Fernando Alonso, da Renault, que voltou em quinto lugar, mas atrás de dois carros que sofreriam penalidades (Rosberg e Kubica) e de dois que ainda fariam pit stops, os italianos Jarno Trulli (Toyota) e Giancarlo Fisichella (Force India). Assim, o espanhol assumiu a liderança e venceu a prova.

Depoimento

O site "F1SA" revelou que Nelsinho confirmou à FIA que provocou propositalmente o acidente. O depoimento foi prestado na condição de delação premiada, ou seja, com garantia de que não haverá punição ao piloto.

Segundo a revista "Autosport", a suposta armação no GP da Cingapura foi denunciada pelo pai de Nelsinho, o tricampeão mundial Nelson Piquet, que ficou indignado com a demissão do seu filho.

Para investigar o caso, representantes da FIA já até estiveram na fábrica da equipe em Enstone, na Inglaterra, para recolher dados dos computadores da Renault, assim como registros feitos pela telemetria naquela prova.

A entidade máxima do automobilismo convocou a alta cúpula da Renault a comparecer na reunião extraordinária do Conselho Mundial da entidade, no dia 21 de setembro, em Paris, para responder pela acusação.

Nelsinho teve vários problemas de relacionamento e trocas de farpas via imprensa com Flavio Briatore, chefe da Renault, enquanto esteve na escuderia.
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