Imprimir

Notícias / Cidades

Pandemia gera ascensão da atenção às doenças crônicas pela Prefeitura de Cuiabá

Da Redação - Fabiana Mendes

A pandemia deixou em evidência também as doenças crônicas, que muitas vezes são fatores complicadores para o paciente acometido pelo coronavírus. Mesmo assim, a Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá promoveu uma série de ações visando o fortalecimento no atendimento integral ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS).

Leia também:
SOS AVC registra quase 400 atendimentos em 2021

A Pasta conta com duas responsáveis técnicas de Doenças Crônicas, que entre 2020 e 2021 desenvolveram diversas atividades, sempre de forma integrada com a Assessoria de Planejamento (Asplan) da Secretaria e demais níveis de atenção à saúde.
 
Entre outubro e novembro de 2020, foram realizados treinamentos via teleconferência com todas as regionais de Saúde da Capital, referentes a “Linha de cuidados das doenças crônicas” no contexto da pandemia.

Entre outubro e dezembro do ano passado, foi elaborada a linha de cuidado de doença renal crônica e também foi dado apoio à construção da linha de cuidado da doença falciforme.

Entre dezembro de 2020 e janeiro de 2021, as responsáveis técnicas de Doenças Crônicas e Cessação ao Tabagismo, Natrícia Blank e Silvana Ferreira realizaram visitas técnicas nas unidades de todas as regiões de Cuiabá tratando com os servidores sobre os indicadores do programa de financiamento do SUS Previne Brasil e dando orientações referentes ao desenvolvimento do Programa de Cessação ao Tabagismo.

Em relação a este programa, neste ano também foram confeccionados materiais educativos voltados ao Programa Saúde na Escola e Condições Crônicas e Tabagismo. Os encontros em grupos entre pacientes e equipe multiprofissional também foram retomados, com as orientações sobre como vencer o vício de tabaco e distribuição de medicamentos para tratamento.

Entre maio e agosto de 2021, as responsáveis técnicas realizaram novas visitas técnicas às unidades, dessa vez, para tratar sobre o fortalecimento dos indicadores relativos à hipertensão e diabetes do programa Previne Brasil.
 
Em outubro deste ano, a Secretaria Municipal de Saúde realizou a entrega da primeira carteirinhas de pessoa com fibromialgia, atendendo à Lei municipal nº 6.552, de 15 de julho de 2020, que dá direito a entrar na fila preferencial dos estabelecimentos públicos e privados e a estacionar na vaga reservada a grupos especiais, em Cuiabá.

Desde o mês passado, as responsáveis técnicas de Doenças Crônicas da SMS também estão realizando um treinamento junto ao Instituto Nacional do Câncer (INCA) e à Secretaria de Estado de Saúde (SES) referente ao Programa de Tabagismo e construção de projeto para captação de recurso de emenda estadual, em conjunto com a responsável técnica pela Saúde da Mulher e Equipe Multidisciplinar de Atendimento Domiciliar (EMAD).

A responsável técnica de doenças Crônicas Natrícia Blank explica que a rede de atenção à pessoa com doença crônica faz parte da política nacional de atenção às pessoas com doenças crônicas. “A Portaria nº 483, de 1º de abril de 2014, define como condição crônica aquelas que apresentam início gradual, com duração longa ou incerta, que, em geral, apresentam múltiplas causas e cujo tratamento envolva mudanças de estilo de vida, em um processo de cuidado contínuo que, usualmente, não leva à cura”.
 
Imprimir