Imprimir

Notícias / Cidades

Mulheres aprendem a realizar reparos hidráulicos em curso na Capital

Da Redação - Fabiana Mendes

Para incentivar a autonomia feminina e compartilhar conhecimento sobre as instalações hidráulicas domésticas, a concessionária Águas Cuiabá, empresa da Iguá Saneamento, promoveu o curso de Noções Básicas de Encanamento para Mulheres. As participantes aprenderam a diagnosticar problemas e agir, de forma prática e simples.

Leia também:
Inmet emite aviso de chuvas intensas com ventos que podem chegar a 100 km/h

O curso é dividido entre teoria e prática, com três horas totais de duração. As alunas aprendem a efetuar reparos em torneiras e chuveiros, regular a caixa de descarga, trocar a boia da caixa d'água, além de conhecer e utilizar corretamente as ferramentas e os materiais usados nos consertos.

Os aprendizados adquiridos por Izail de Jesus da Silva, de 77 anos, somam-se às mais de sete décadas de experiência de vida. "Estava gastando demais com os reparos de encanamento. As torneiras e as válvulas sempre quebravam e eu achava que só comprando outras resolveria, mas no curso aprendi que podem ser consertadas e o melhor, eu mesma faço o serviço".

A aposentada conta ainda da satisfação em aprender técnicas que podem ajudar em sua rotina diária. "Nunca é tarde para buscar conhecimento, ainda mais que vão nos auxiliar com as atividades de casa, na economia e na satisfação em estar fazendo algo que vai beneficiar você e sua família".

Já para Luciana Andrade de Souza, de 55 anos, a oportunidade vai além dos reparos domésticos: é aprendizado para o ingresso em uma futura carreira. "Meu marido é pedreiro e acompanho o trabalho dele diariamente. A parte hidráulica e de encanamento sempre me interessou. Com a oportunidade do curso da Águas Cuiabá, aprendi várias coisas e consegui até me ver trabalhando com ele, mas enquanto isso não acontece, as necessidades da casa sou eu que faço".

A inciativa conduzida pelo time de Responsabilidade e Transformação Social da Águas Cuiabá, além de levar conhecimento sobre os encanamentos, também ressalta a importância de se realizar pequenos reparos para evitar o desperdício de água.

"Os vazamentos podem impactar não só no aumento do valor da fatura, como também no desperdício de água tratada. Muitas vezes a troca de uma torneira, do chuveiro ou da boia da caixa d'água podem diminuir a perda do recurso hídrico", explica Talita Galvão, coordenadora de Sustentabilidade da concessionaria.

"As mulheres são mais detalhistas, prestam atenção em tudo, isso é muito importante para quem realiza esse tipo de trabalho. O curso promove justamente essa visão, de que os consertos hidráulicos podem ser feitos por todos, independentemente de força, formação e idade", ressalta Noé Rafael da Silva, instrutor.

O treinamento já contemplou mais de 50 mulheres e contou com o apoio de lideranças locais de seis bairros de Cuiabá, que estão recebendo obras de expansão do sistema de saneamento, sendo eles: Alvorada, Jardim Novo Colorado, Ribeirão da Ponte, Jardim Mariana, Despraiado e Parque Amperco.
Imprimir