Imprimir

Notícias / Cidades

PF cumpre mandados contra pessoas que ameaçavam servidores da Funai responsáveis por monitorar Terra Indígena

Da Redação - Fabiana Mendes

A Polícia Federal cumpriu nesta quinta-feira (11), dois mandados de busca e apreensão, expedidos pela Vara Federal Cível e Criminal de Juína, no distrito de Guariba, município de Colniza, em Mato Grosso. A identidade dos envolvidos não foi divulgada.

Leia também:
Soldado da PM é preso em escritório de golpes da OLX em bairro nobre de Cuiabá

O inquérito policial investiga a prática de reiteradas ameaças em desfavor dos servidores da Fundação Nacional do Índio (FUNAI), que são lotados na Frente de Proteção Etnoambiental Madeirinha-Juruena, a qual monitora a Terra Indígena Kawahiva do Rio Pardo.

Além da busca domiciliar, medidas cautelares também foram deferidas. São elas: proibição de aproximação ou manutenção de contato, diretamente ou por pessoa interposta, com os funcionários da Funai lotados na lotados na Frente de Proteção Etnoambiental Madeirinha-Juruena; proibição de aproximação a 100 metros da Base de Proteção Etnoambiental da Terra Indígena Kawahiva do Rio Pardo e;  proibição de acesso, sob qualquer justificativa, a Terra Indígena Kawahiva do Rio Pardo, localizada no município de Colniza.

A operação tem como objetivo prevenir e reprimir a intimidação aos servidores da Funai e, por consequência, manter incólume os indígenas Kawahiva do Rio Pardo, uma vez que vivem isolados, de maneira não integrada a comunhão nacional.
Imprimir