Imprimir

Notícias / Cidades

Pista de skate vira ponto de encontro de usuários de droga na Orla do Porto

Da Redação - Fabiana Mendes

A pista de skate instalada na Orla do Porto, em Cuiabá, foi tomada por usuários de drogas que acabam espantando as famílias que vão passear no local com seus filhos. Embora seja comum ver moradores em situação de rua na região, segundo alguns frequentadores, são as pessoas de poder aquisitivo mais alto que estariam transformando o local em ‘boca de fumo’.

Leia também:
Comércio de Cuiabá e VG é autorizado a ampliar expediente a partir de quarta-feira

O ponto de lazer fica às margens do Rio Cuiabá e dá acesso a uma mata. A falta de iluminação dificulta a visualização de suspeitos pela Polícia Militar. Nem mesmo as câmeras de segurança intimidam os jovens. 



O gerente de um bar que fica ao lado da pista de Skate contou ao Olhar Direto que clientes já reclamaram do odor trazido pela fumaça que sobe até o estabelecimento. Outra pessoa, que preferiu não se identificar, detalhou que o ponto mais escuro virou praticamente um fúmodromo.

Segundo denúncias, até pessoas que frequentam os bares da Orla costumam ir até a lateral da pista para usar droga. Posteriormente, eles retornam aos estabelecimentos e seguem ‘curtindo a noite’.

A Polícia Militar de Mato Grosso, por meio do 1º Batalhão, esclareceu que rondas são realizadas diariamente na Orla do Porto, devido ser um local de bastante atividade comercial e lazer.  

Sobre a pista de skate, a PM disse que não há muita movimentação, mesmo assim, o policiamento segue monitorando todo o espaço e locais com maior fluxo de pessoas. Sobre atendimento de ocorrências, afirmou que os militares atendem toda e qualquer demanda repassada pelo Ciosp.



A pista de skate ainda é desconhecida por parte da população cuiabana. Ela faz parte dos equipamentos que compõem o projeto de requalificação da Orla do Porto I, entregue à população em 2016.



Com alguns danos na estrutura, Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb) informou que atual gestão tem buscado garantir a manutenção periódica de todos os equipamentos e recuperação daqueles que apresentam a necessidade. Contudo, neste momento, o trabalho é realizado na Vila Cuiabana.

Além disso, a Prefeitura disse que também está fazendo o levantamento de recursos que possam ser aplicados na revitalização desses e outros espaços de esporte e lazer distribuídos pela cidade.

Veja nota da PM na íntegra: 

A Polícia Militar de Mato Grosso por meio do 1º Batalhão esclarece que rondas são realizadas diariamente na Orla do Porto, devido ser um local de bastante atividade comercial e lazer.   

Em relação ao público que frequenta a localidade, normalmente são familiares que praticam atividade física, seja caminhada, corrida, andar de bicicleta e, enquanto outros, frequentam os estabelecimentos comerciais (bares e restaurantes), contudo no local em específico (questionado pelo veículo de comunicação) que é a pista de skate, normalmente são visualizadas poucas pessoas frequentando este espaço. Na realidade, não há muita movimentação nessa pista de skate, mesmo assim, o policiamento segue monitorando todo o espaço e locais com maiores movimentações de pessoas.    

É importante ressaltar que na Praça do Porto, há uma grande concentração de moradores de rua, usuários de entorpecentes e de bebidas alcóolicas que frequentam a localidade, sendo que o 1º BPM intensifica diuturnamente as rondas e abordagens nos indivíduos em fundada suspeita, contudo a Polícia Militar não possui a competência legal para retirar essas pessoas de locais públicos, pois envolve outros órgãos competentes para que haja um atendimento voltado para a Assistência Social.     

Sobre atendimento de ocorrência, é costumeiro as guarnições da Polícia Militar atenderem toda e qualquer demanda repassada pelo CIOSP.

 
Imprimir