Imprimir

Notícias / Cidades

Secretário alerta que é preciso esperar doses corretas e proíbe início de vacinação das crianças de 5 a 11 anos

Da Redação - Wesley Santiago

O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, alertou aos municípios de Mato Grosso que, mesmo com a autorização por parte da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), para que se vacine crianças de cinco a 11 anos, é preciso esperar o envio da versão específica da Pfizer com dosagens e frascos diferentes. Sendo assim, está proibido o início da aplicação neste grupo.

Leia mais:
Anvisa autoriza vacina contra Covid para crianças de 5 a 11 anos

"Ainda não há disponibilização das doses na medida correta, tampouco o Ministério da Saúde adquiriu as doses necessárias para essa faixa etária. Portanto, nenhum município está autorizado começar as estratégias de vacinação das crianças de 5 a 11 anos", pontuou o secretário.

Os municípios são poderão fazê-lo, quando houver uma resoluçaõ da Comissão Intergestora Bipartitte (CIB).

Em outubro, a Pfizer disse que a vacina é segura e mais de 90,7% eficaz na prevenção de infecções em crianças de 5 a 11 anos.

Veja as orientações da agência:
A vacina da Pfizer está registrada no Brasil desde 23 de fevereiro deste ano para pessoas com mais de 16 anos e, para a faixa etária de 12 a 15 anos, desde 11 de junho.

O pedido para ampliação do uso da vacina da Pfizer para essa faixa etária havia sido apresentado em 12 de novembro. A farmacêutica informou que a dosagem para essa faixa etária será menor. Além disso, os frascos terão a tampa da cor laranja, para diferenciar das doses já usadas em maiores de 12 anos.
 
Imprimir