Imprimir

Notícias / Política MT

“Principal proposta é melhorar a qualidade das administrações públicas municipais”, afirma Novelli ao tomar posse

Da Redação - Airton Marques

Eleito em novembro, o conselheiro José Carlos Novelli tomou posse para seu terceiro mandato como presidente do Tribunal de Contas (TCE-MT) na manhã desta sexta-feira (17). Em seu discurso, pregou união e parceria entre os Poderes e órgãos independentes e disse que a sua gestão terá como foco a função orientativa da Corte, para melhorar a administração pública, em especial dos municípios.

Leia também:
Em greve, policiais penais se recusam a receber reeducando em penitenciária; vídeos

“Vamos defender o fortalecimento da administração pública municipal, pois é a ponta mais fraca e mais importante de todo o sistema. É na cidade que as pessoas moram. Nossa principal proposta é melhorar a qualidade das administrações públicas municipais. Fazemos um chamamento para um esforço conjunto neste sentido, o TCE possui dados, expertise, indicadores, sistemas e profissionais altamente capacitados para colaborar nessa tarefa”, afirmou.

“Nosso foco será na melhoria da administração pública, notadamente a municipal. Entendemos que o planejamento é a melhor ferramenta para auxiliar a boa governança. O TEC tem um quadro técnico altamente qualificado. Controle é o que temos, agora o que precisamos e capacitar os gestores. Vamos concentrar esforços na função orientadora do Tribunal, avançar nas parcerias institucionais e estimular a ações colaborativas”, completou.

Ainda de acordo com Novelli, nos próximos dois anos, sua gestão será compartilhada com os colegas conselheiros. “Nesta gestão vou contar com a contribuição de todos os pares, tanto no desempenho da função de relatores quanto na condução e execução de programas e projetos que vamos juntos implementar. Será uma presidência compartilhada. Considerem-se presidentes junto comigo. Agradeço profundamente e vou corresponder a esse voto de confiança”.

#OLHO#
Além de Novelli, também foi dado posse ao conselheiro Valter Albano como vice-presidente e Guilherme Maluf, que comandou o TCE-MT nestes últimos dois anos, como corregedor geral.

A posse foi acompanhada pelos demais conselheiros Antonio Joaquim, Waldir Teis, Sérgio Ricardo e Domingos Neto.

Entre as autoridades presentes no TCE-MT, estiveram o governador Mauro Mendes (DEM); o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Max Russi (PSB); a presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Maria Helena Póvoas; o procurador-geral de Justiça José Antônio Borges; e o senador Jayme Campos (DEM).

Novelli vai comandar o TCE-MT pela terceira vez desde que foi empossado na Corte de Contas. Na cadeira desde 2001, o indicado pelo ex-governador Dante de Oliveira (falecido), já esteve no cargo nos biênios de 2006/2007 e 2012/2013. Atualmente é supervisor da Escola Superior de Contas.

Eleição

A escolha de Novelli seguiu uma tradição no TCE-MT. É que a eleição na Corte de Contas é, normalmente, definida semanas antes, por meio de ‘acordo de cavalheiros’ entre os conselheiros. A definição do novo presidente ocorreu em setembro, quando Maluf recuou da intenção de buscar sua reeleição ao cargo.

Em 2019, quando Domingos Neto estava no comando e Maluf foi eleito, o TCE-MT estava com cinco conselheiros afastados. Antônio Joaquim, Waldir Teis, Sérgio Ricardo, Novelli e Albano foram afastados em 2018, durante Operação Malebolge.

Todos eles voltaram neste ano, o último a ter o direito de retomar sua cadeira foi Sérgio Ricardo, que quando da deflagração da operação da Polícia Federal já estava afastado desde 2017, por ordem da Justiça Estadual, acusado de comprar sua vaga no TCE-MT. O conselheiro participo hoje de sua primeira sessão, desde que foi alvo da Justiça.
Imprimir