Imprimir

Notícias / Brasil

Regiões Norte e Sul sofrem com seca e chuva neste inverno

G1

O fim do inverno de 2009 está sendo marcado por fenômenos climáticos, como o El Niño e tornados. E isso tem deixado o Norte e o Sul do Brasil em situações extremas e bem diferentes. A Região Norte sofre com o calor e a seca. Em Manaus, não chove há 29 dias.

Já na Região Sul, em Santa Catarina, depois da passagem dos tornados na segunda-feira (7), veio a preocupação com a chuva.

Na Amazônia, em agosto choveu apenas 10% do esperado. Agora, em setembro, nem uma gota. Os medidores do Serviço Geológico do Brasil estão vazios. "O El Niño provoca chuvas abaixo da média na Amazônia e chuva com grande intensidade no Sul do Brasil", diz Marco Oliveira, superintendente do Serviço Geológico do Brasil.

Para o Serviço de Proteção da Amazônia houve também um outro fenômeno. Um bloqueio atmosférico na região central do país fez com que a frente fria, que vem do oceano, não conseguisse chegar à Amazônia e ela acabou agindo antes, nas Regiões Sul e Sudeste.

Nesta sexta-feira (11), Manaus amanheceu coberta de fumaça. A estiagem deixa a vegetação urbana muito seca, e pequenos focos de incêndio surgem em vários cantos da cidade.

Em um dos incêndios, as chamas chegaram perto da rede elétrica. Os próprios moradores ajudaram no combate. Na noite de quinta-feira (10), um outro incêndio foi registrado a poucos metros de um posto de gasolina. Desde o início do mês, o Corpo de Bombeiros tem recebido o dobro de chamadas.

A última grande estiagem foi em 2005, uma seca histórica para a região. Agora, os rios não devem baixar tanto, mas a previsão é de que o calor continue intenso até o fim de outubro. No Acre, professores de uma escola pública decidiram tirar os alunos da sala de aula.
Imprimir