Imprimir

Notícias / Cidades

Empresário relata momentos de tensão após problema em voo para Cuiabá: “Sensação que não quero passar de novo”

Da Redação - Wesley Santiago

O empresário Rafael Leonilson Oliveira Silva era um dos passageiros a bordo do voo da Latam, que decolou de Guarulhos (SP) e tinha como destino Cuiabá, que precisou retornar ao aeroporto de partida, após apresentar problema em um dos dispositivos do Airbus A320, na noite de segunda-feira (10). Ele contou à reportagem os momentos de tensão após serem avisados do fato, diz que é inevitável não se lembrar de tragédias aéreas já ocorridas e pontuou que não quer passar por essa sensação de novo.

Leia mais:
Aeronave da Latam com destino a Cuiabá precisa retornar a Guarulhos por problemas no flap após decolagem
 
“Decolamos bem, mas depois de 20 minutos sobrevoando, o piloto disse que devido a um problema na aeronave não conseguiria chegar até Cuiabá e teve que voltar para Guarulhos. Ficamos meia hora sobrevoando sobre Santos. Uma comissária de bordo disse que ele estava sobrevoando sobre o mar para despejar um pouco de combustível, para não haver qualquer risco”, explicou o passageiro.
 
Segundo o empresário, muitas pessoas ficaram tensas com a situação: “Não teve desespero, nada do tipo, mas as pessoas ficaram bastante preocupadas. Muitos estavam orando, com medo de que algo acontecesse”.
 
“A sensação ruim foi para pousar, porque quando estava descendo, parecia que subia de novo. O problema era no flap. Foi uma sensação que não quero passar de novo. Você tem as lembranças de voos que caíram na cabeça, os casos da Boeing da Gol, o acontecido com a Chapecoense e Marília Mendonça, não quero passar de novo”, acrescentou o empresário.
 
Rafael disse que, na hora, a Latam não informou muita coisa, mas prestou todo o suporte necessário, como hotel e alimentação. “Estamos voltando agora 17h20 para Cuiabá, em novo voo, que vai sair de Congonhas (SP). Logo estamos em casa”.
 
Conforme as informações do site Flightradar, que acompanha os voos do mundo todo em tempo real, o voo decolou normalmente do aeroporto de Guarulhos. Porém, logo depois, o piloto percebeu o que teria sido um problema nos flaps da aeronave.
 
O dispositivo é responsável por contribuir principalmente no aumento da sustentação, permitindo a redução da velocidade antes da aeronave tocar o solo. Eles ainda são  utilizados nas decolagens em pistas pequenas, pois auxiliam na sustentação para o avião levantar voo.



O controle de tráfego aéreo foi informado e o piloto fez uma espera de pouco menos de uma hora no ar, até que recebeu a autorização para o pouso de emergência. O tempo também serviu para queimar combustível, já que a aeronave havia acabado de decolar e estava com o 'tanque cheio'.

O pouso aconteceu de forma tranquila. Em nota, a Latam informou que "a aeronave do voo LA3999 (São Paulo/Guarulhos-Cuiabá), que decolou às 23h04 desta segunda-feira (10), retornou ao aeroporto de origem para passar por manutenção não programada". O voo foi cancelado e os passageiros reacomodados no voo LA 9002 previsto para decolar de São Paulo/Congonhas nesta terça-feira (11), às 17h20.

 Por fim, a Latam ainda lamenta os transtornos causados e informa que está prestando toda a assistência necessária aos passageiros. "Por fim, a companhia reitera que a segurança é um valor imprescindível e que todas as suas decisões visam garantir uma operação segura".
Imprimir