Imprimir

Notícias / Política MT

TCE pesquisa plataforma do STF e projeto da corregedoria para melhorar próprio sistema de controle externo

Da Redação - Isabela Mercuri

O Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT) realiza pesquisa em outros órgãos, como o Supremo Tribunal Federal (STF) e ao Poder Judiciário de Mato Grosso, para aprimorar o próprio sistema de controle externo. O presidente, conselheiro José Carlos Novelli, enviou ofícios para conhecer as ferramentas tecnológicas de sucesso por eles utilizadas. 

Leia também:
TCE manda prefeito e secretária de Saúde se manifestarem sobre não repasse de R$ 1,2 milhão a hospital

De acordo com a assessoria de imprensa, o objetivo é analisar a possibilidade de implementar mecanismos semelhantes na Corte de Contas de Mato Grosso para fazer a tramitação dos processos de controle externo de forma mais rápida. Esta é uma das metas estabelecidas no Plano Estratégico da atual gestão. 

A plataforma do STF que chamou a atenção do TCE foi o ‘Plenário Virtual’, utilizada pela Suprema Corte para apreciar demandas, em virtude dos resultados positivos vislumbrados e, sobretudo, por ser instrumento fomentador da transparência. 

Já na Corregedoria-Geral de Justiça de Mato Grosso a pesquisa foi sobre o “Projeto Omni”, com o objetivo de propiciar uma coleta de dados mais segura e precisa.

Por fim, ao Tribunal de Justiça foi solicitada uma explanação sobre o funcionamento do PJe – Processo Judicial Eletrônico, empregado para tramitação de processos judiciais, comunicação de atos e transmissão de peças processuais. 

As ferramentas serão avaliadas pela equipe formada pelo auditor substituto de conselheiro Luiz Carlos Pereira, pelo procurador-geral de Justiça, Alisson Carvalho de Alencar, pelo secretário-geral da Presidência, Marco Antônio Rockenbach, pelo chefe de gabinete da Presidência, José Roberto Amador, pelo consultor-jurídico geral, Grhegory Paiva, e pelo secretário de Tecnologia da Informação do TCE-MT, André Luiz Costa Cruz.
Imprimir