Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Menino de 11 anos passa por cirurgia rara para correção de escoliose em Cuiabá

Da Redação - Pedro Coutinho Bertolini

Diagnosticado há três anos com escoliose, garoto de 11 anos de idade conseguiu cirurgia, na semana passada, para tratar do problema. Considerado como procedimento de alta complexidade, é raro devido à idade do paciente, bem como pela gravidade do seu quadro. A cirurgia foi realizada no H-Bento, que tem fortalecido sua presença como referência em ortopedia e tratamentos de coluna.
 
Leia mais: 
Após três dias, corpo de jovem que desapareceu em rio é encontrado
 
O responsável pela operação em Cuiabá foi o médico ortopedista Dr. Fábio Mendonça, sócio proprietário do H-Bento. O procedimento foi realizado no dia 1º de fevereiro e contou com uma equipe formada por 10 profissionais e toda estrutura técnica do hospital.
 
Ao todo, foram quase quatro horas de cirurgia para a correção da deformidade na coluna do pequeno paciente. Em geral, a intervenção é indicada para jovens de 13 a 15 anos, porém, no caso do garoto, a necessidade de cirurgia era urgente.
 
A técnica utilizada pela equipe do H-Bento é chamada de Bipolar e foi desenvolvida em 2012 pelo médico francês Lofti Miladi. No Brasil, instituições de referência no Rio de Janeiro e São Paulo realizam a cirurgia frequentemente. O procedimento é considerado minimamente invasivo e pode reduzir as possibilidades de infecções, sangramentos, garantindo um pós-operatório menos doloroso.
 
Além da correção, a criança teve uma haste de titânio inserida na coluna para intervenções futuras de alongamento conforme o seu crescimento.
 
Ao falar sobre a cirurgia, a mãe do pequeno paciente, a auxiliar de produção Aliana Pedroso dos Santos, 37, diz ainda não acreditar que o pesadelo do garoto acabou. Ela considera a chegada do filho ao H-Bento como uma “benção” na vida de sua família. O menino, que tem pouco mais de 1m de altura, já enfrentou muitas dificuldades por conta da escoliose.

Desde a cirurgia na semana passada, a criança segue em acompanhamento da equipe médica do H-Bento. Ele e a mãe aguardam a liberação para retornar a Campo Verde (MT), onde moram. Na cidade, o garoto vai se reencontrar com os dois irmãos mais velhos e toda a família ansiosa pelo resultado da cirurgia.
 
 
 
Imprimir