Imprimir

Notícias / Política MT

Janaina diz que retorno de Botelho já era esperado e prevê transição sem “animosidade”

Da Redação - Airton Marques

De volta para o cargo de 1ª vice-presidente da Assembleia Legislativa, a deputada Janaina Riva (MDB) afirmou que o retorno de Eduardo Botelho (União) para o comando do Poder já era esperado pelos demais parlamentares. O emedebista também declara que a transição será sem qualquer “animosidade”.

Leia também:
Ministro do STF determina retorno de Botelho ao cargo de presidente da ALMT

Após meses de espera, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), revogou, nesta quinta-feira (24), liminar proferida no ano passado, que anulou eleição que reconduzia Botelho à Presidência da Assembleia e determinou a realização de uma nova eleição. A votação interna ocorreu no dia 23 de fevereiro de 2021, e colocou Max Russi (PSB) como novo presidente do Legislativo.

A revogação da liminar mantém a proibição de recondução de deputados para os mesmos cargos da Mesa Diretora dentro da mesma legislatura. No entanto, retira o efeito de tal proibição na votação que elegeu Botelho presidente.

Janaina afirma que a decisão de Moraes vai de encontro a outras que foram proferidas em processos similares, ligadas a outras Assembleias estaduais. Por conta disso, a recondução de Botelho já era esperada.

“Nós já havíamos conversado de que isso poderia acontecer, então a transição será feita de forma muito pacífica, tranquila e natural. Não vejo clima de animosidade dentro da Assembleia, uma vez que a Mesa Diretora é muito semelhante àquela que está hoje”, afirmou.

Com a revogação da liminar, Janaina volta ao cargo de 1ª vice. Neste um ano de comando de Max, a parlamentar ocupou a 2ª Secretaria.

A Mesa Diretora presidida por Max é composta por: Botelho (1° secretário); Dilmar Dal Bosco (DEM), 1º vice-presidente; Wilson Santos (PSDB), 2º vice-presidente; Delegado Claudinei (União), 3º secretário; e Allan Kardec (PDT), 4º secretário.

Com a decisão de hoje, a Mesa Diretora volta para a seguinte composição: Botelho (presidente); Max, 1º secretário; Janaina, 1ª vice; Wilson Santos (PSDB), como 2º vice-presidente; Valdir Barranco (PT), como 2º secretário; Claudinei, como 3º secretário; e Paulo Araújo (Progressistas), como 4º secretário.
Imprimir