Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Segunda dose da vacinação contra a poliomelite será no próximo sábado

O Estado de S. Paulo

Todas as crianças menores de cinco anos devem ser vacinadas contra a poliomielite (paralisia infantil) no próximo sábado (19). A segunda fase da Campanha de Vacinação será realizada em todo o país e a meta do Ministério da Saúde é que cerca de 14,7 milhões de crianças recebam a vacina.

A primeira etapa da vacinação foi realizada em 20 de junho e atingiu 95,7% do público alvo. A segunda etapa da campanha estava prevista para o dia 22 de agosto, mas foi adiada pelo Ministério da Saúde para evitar uma sobrecarga nos serviços de saúde devido à gripe suína a gripe A (H1N1).

De acordo com o Ministério da Saúde, no próximo sábado, haverá cerca de 115 mil postos de vacinação distribuídos em todo o país e aproximadamente 350 mil pessoas deverão trabalhar na campanha.

Em São Paulo, a Secretaria da Saúde pretende imunizar 2,9 milhões de crianças. Esse número corresponde a 95% dos 3,06 milhões de paulistas menores de cinco anos. Na primeira fase foram vacinadas 95,48% das crianças do Estado.

Para a segunda fase da campanha, segundo a Secretaria de Saúde, serão mobilizados 15.994 postos de vacinação fixos e volantes em todo o Estado, que funcionarão das 8h às 17h.

No Estado, além da vacina contra a poliomielite, as crianças que forem aos postos de saúde poderão colocar em dia a sua caderneta de vacinação. Estarão disponíveis vacinas como a Tetravalente (contra difteria, tétano, coqueluche), Tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola) e contra hepatite.

Na capital, segundo a prefeitura, a meta é que pelo menos um milhão de crianças sejam vacinadas. Os postos de vacinação serão montados em igrejas, escolas e associações, além das unidades de saúde. A relação dos locais de vacinação pode ser consultada pela Central 156 ou no site da prefeitura.
Imprimir