Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

IBGE faz pesquisa sobre assistência médico-sanitária da região Sul de MT

De Rondonópolis - Dayane Pozzer

Desde o início deste mês de setembro os agentes de Pesquisa e Mapeamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, da região Sul do Estado com sede em Rondonópolis, estão fazendo um levantamento estatístico de todo o sistema de saúde dos municípios que abrangem a região. A pesquisa é uma recomendação dos ministérios da Saúde e do Planejamento e acontece a cada três anos em todo o Brasil.

Realizada pela última vez em 2005, a pesquisa objetiva principalmente conhecer as demandas regionais com relação à saúde para subsidiar investimentos públicos no setor e, em conjunto com outros indicadores, dar condições de implementação de programas para suprir carências específicas da saúde. “O IBGE não vai só cadastrar as unidades, mas também obter informações de cada município, de cada estado, para subsidiar os investimentos futuros para a saúde”, explica Carlos Antônio Neto Santos, chefe do IBGE da região Sul.

A pesquisa será entregue a Superintendência Estadual do IBGE até o dia 15 de novembro. Em toda a região são cerca de 280 estabelecimentos pesquisados, entre unidades do Programa de Saúde da Família (PSF), centros de saúde, hospitais, clínicas odontológicas, de reabilitação, consultórios, laboratórios de análises clínicas, entre outros.

Segundo o agente de Pesquisa e Mapeamento do IBGE Eliel Vieira de Souza, a equipe está fazendo o levantamento de dados sobre cada unidade de saúde, seja ela pública ou privada. Os dados incluem se o local realiza cirurgias ou não, se oferece ou não internação, o volume de leitos, número de consultas realizadas durante o mês e ano, incluindo o Sistema Único de Saúde (SUS) e particulares, além de dados sobre os profissionais de saúde e as condições de funcionamento.

A pesquisa contém, ainda, um conjunto de informações sobre os equipamentos médico-hospitalares do município, abrangendo a quantidade, o ano de fabricação, entre outros. O levantamento utiliza o mês de março de 2009 como referência para estes números.
Imprimir