Imprimir

Notícias / Brasil

Chuvas provocam cheias em três rios do RS; em SC, 70 cidades estão em emergência

Folha Online

A chuva que atingiu a região Sul no fim de semana --e continua em alguns pontos isolados dos Estados-- provocou novas enchentes no Rio Grande Sul nesta segunda-feira.

O rio dos Sinos, na região de São Leopoldo, estava 4 metros acima do nível normal, com 5,8 metros, por volta das 17h30. Segundo a Defesa Civil estadual, após passar dos 3,8 metros já é emitido um alerta.

O rio Gravataí também apresenta cheia, com mais de 3 metros acima do nível normal, nas cidades de Gravataí, com 4 metros, e Alvorada, com 3,75.

A Defesa Civil informou que, por conta da trégua da chuva, o nível dos rios estão abaixando lentamente. O órgão ainda não tinha um balanço de quantas cidades ou pessoas foram afetadas pela cheia dos dois rios.

Na manhã desta sexta, técnicos do Daer (Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem) mantiveram a interdição de rodovias estaduais por conta de alagamentos. Estão bloqueadas a Rota do Sol (RS-486), RS-129 (entre Estrela e Roca Salles), RS-347 (entre Vila Flores e Antônio Prado), RS-130, (entre Cruzeiro do Sul, Mariante e General Câmara) e a RS-441 (entre Guaporé e Vista Alegre do Prata).

Em Eldorado do Sul, ao menos 60 famílias deixaram suas casas após o rio Jacuí transbordar e inundar quatro bairros da cidade no final da noite de ontem e início da madrugada desta segunda-feira. No sábado (12), duas pessoas morreram em decorrência das chuvas no Estado.

Santa Catarina

Nesta segunda-feira, a Defesa Civil de Santa Catarina informou que mais cinco cidades decretaram situação de emergência no Estado, subindo para 70 o número de municípios onde vigora a medida. Mais de 12 mil pessoas ainda estão fora de suas casas.

Três Barras, Orleans, Içara, Meleiro e Imaruí assinaram o decreto por conta de alagamentos decorrentes das chuvas no fim da semana. Outros 65 municípios já estavam em emergência devido ao decreto estadual assinado pelo governador na quinta-feira (10).

Além das cidades com decretação, outras nove foram afetadas pelas chuvas, totalizando, de acordo com a Defesa Civil, 79 municípios afetados.

Neste sábado (12), cerca de 6.000 pessoas de Guaraciaba que estavam alojados na casa de familiares voltaram para casa. Um tornado passou pela cidade no início da semana e deixou quatro mortos. Uma mulher de 68 anos morreu sábado, elevando para cinco o número de vítimas no Estado e sete na região Sul.
Imprimir