Imprimir

Notícias / Política MT

Sintep fará paralisação estadual por RGA de 21,52%; Governo diz que salário é o maior do país

Da Redação - Isabela Mercuri

O Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) organiza para a próxima segunda-feira, dia 16 de maio, uma paralisação estadual nas escolas públicas. A reivindicação é o pagamento da recomposição salarial de no mínimo 21,52%. O governador Mauro Mendes (UNIÃO), no entanto, sempre diz que o salário pago em Mato Grosso é o maior do Brasil.

Leia também:
Sintep organiza paralisações por recomposição salarial e presidente reclama de "birra" do governo
 
De acordo com a assessoria de imprensa do Sintep, o próximo Conselho de Representantes do sindicato será nos dias 14 e 15 de maio, na sede, em Cuiabá. “Estamos em busca de um canal de conversação e negociação com o governo para tratar de pautas prioritárias e outras permanentes da categoria. O governador afirma que está aberto a negociar. Vamos cobrar para que isso se configure na prática e avance no cumprimento da recomposição do Piso Salarial Profissional Nacional”, destaca o presidente do Sintep-MT, Valdeir Pereira, sobre a paralisação.
 
Para o sindicato, a valorização salarial que os trabalhadores da educação tinham conseguido em Mato Grosso foi perdida no governo Mauro. “Hoje o piso salarial está com valor menor do que o nacional. Nossa luta é para que o governo equipare o valor estadual aos R$ 3.845,63. Por isso, a recomposição mínima de 21,52%”, esclarece o presidente Valdeir.
 
Serão discutidos no Conselho de Representantes a oferta da profissionalização dos funcionários de escolas públicas, o empobrecimento dos aposentados e pensionistas da educação após o confisco previdenciário e as eleições do Sintep-MT 2022.
Imprimir