Imprimir

Notícias / Cidades

Qualifica Cuiabá entrega certificados a mais de 1.800 alunos

Da Redação - Mayara Campos

A primeira-dama Márcia Pinheiro participou da entrega de certificados a mais de 1.800 alunos do Qualifica Cuiabá, na quinta-feira (12). A ação fez parte da terceira edição do programa, que ofereceu 33 cursos, fruto da parceria da Prefeitura de Cuiabá com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

Leia mais:
Emanuel promete entregar hospital municipal veterinário no primeiro semestre de 2023


Durante o evento, foram certificados mais de 114 alunos em Língua Brasileira de Sinais (Libras) básico e intermediário, curso que ensina técnicas para o atendimento e tratamento adequado às pessoas com deficiência auditiva.

A primeira-dama parabenizou o empenho dos alunos, além de oportunizar inúmeros postos de trabalhos. “Aprender libras é fundamental para o desenvolvimento nos aspectos social e emocional, não só do deficiente auditivo, mas também de todos aqueles que fazem parte de seu convívio. É importante difundir essa comunicação cada vez mais e, a pedido dos alunos, iremos oferecer, já na próxima edição, o curso avançado de libras para todos que fizeram essa primeira etapa”.

Os outros cursos formaram mais de 16 turmas em cinco áreas de atuação diferentes: Construção Civil, Tecnologia, Alimentos e Bebidas, Gestão e Empreendedorismo.

O Qualifica Cuiabá tem sido uma das principais ações sociais do Município, formando mais de 5,7 mil pessoas em cinco anos de administração. Deste número, 73% do público eram mulheres que buscavam a independência financeira e renda familiar.

“Precisamos destacar o papel da mulher que tem sido a maioria nos cursos. Muitas são mães e chefes de famílias que buscam o sustento familiar, mas muitas são mulheres que querem sair do ciclo de violência doméstica. Deixar de ser dependente do marido e se sujeitar a violência verbal, psicológica, física e, no pior dos cenários, até feminicídio”, frisou Márcia. 
Imprimir