Imprimir

Notícias / Política MT

Com 30 mil novos registros, eleitorado jovem cresce 55% em MT

Da Redação - Michael Esquer

Mato Grosso teve um aumento de 55% no número de solicitações de alistamento eleitoral de jovens, entre janeiro a maio deste ano, em comparação com o mesmo período de 2020, ano em que ocorreram as últimas eleições municipais. Os dados foram divulgados pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT).  

Leia também:
Apesar de atendimento virtual, eleitores enfrentam fila na última hora para regularizar título no TRE: 'Pensei que seria mais rápido'

De acordo com a assessoria do TRE-MT, foram registradas 30.644 solicitações de alistamento de jovens com idade entre 15 e 17 anos. Os números representam um aumento de 55% em relação ao mesmo período de 2020, quando foram registradas 13.727 solicitações. 

Para o desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha, presidente do TRE-MT, o aumento do número de alistamento do público jovem é reflexo de um intenso trabalho de conscientização. 

“Em Mato Grosso tivemos eventos em escolas e campanhas nas redes sociais. Buscamos conscientizar os jovens que se alistar e votar são atos importantes de cidadania, mas que deve ter continuidade, após a eleição. É necessário fiscalizar e cobrar dos eleitos as políticas públicas que querem ver em prática”.

Ainda conforme o TRE-MT, do total informado, 2.411 solicitações se tratam de jovens que completarão 16 anos até o dia da eleição. Já na faixa etária de 16 anos, 11.851 se tornaram eleitores e na de 17 anos, onde está concentrada a maior adesão, 16.382 tiraram a primeira via do título. 

O alistamento e o voto são obrigatórios para brasileiros maiores de 18 anos, e facultativos para maiores de 16 e menores de 18 anos, analfabetos e maiores de 70 anos. Mesmo não sendo obrigatório, a Justiça Eleitoral incentiva o exercício do voto já a partir dos 16 anos de idade.
Imprimir