Imprimir

Notícias / Cidades

Armas de fogo são causa de mais da metade dos homicídios de MT

Da Redação - Michael Esquer

Mais da metade das vítimas de homicídio doloso, quando há intenção de matar, foram mortas por arma de fogo em Mato Grosso. Das 748 mortes registradas em 2021, 410 foram causadas com a utilização de algum tipo de armamento. Em segundo lugar, aparecem as armas cortantes ou perfurantes. 
 
Leia também:
Polícia prende líder de facção acusado de mandar executar soldado do Exército

Os dados são da ouvidoria da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), obtidos pelo Instituto Sou da Paz por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI), a qual a reportagem teve acesso e realizou tabulagem.

Made with Flourish


Conforme tabulação feita por Olhar Direto, dos 748 casos registrados de homicídio doloso, 410 foram consumados com a utilização de arma de fogo. Mortes por arma cortante ou perfurante, por sua vez, tiveram 181 registros. Armas contundentes ocupam a terceira colocação com 32 casos. 

Ainda conforme o levantamento, 22 pessoas foram assassinadas com a utilização de força muscular. Outras 89 vítimas foram assassinadas através de outros meios não especificados. Por fogo, veículo e sem instrumentos foram registradas, respectivamente, 9, 3 e 2 vítimas. 

 


 
Imprimir