Imprimir

Notícias / Política MT

Cesar Miranda tenta reverter intenção europeia e evitar que carne produzida em MT seja banida

Da Redação - Isabela Mercuri

O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), César Miranda, está em Bruxelas, na Bélgica, tentando articular com autoridades europeias para que a carne mato-grossense não seja banida no continente. Isto porque um projeto de lei discutido na União Europeia prevê que haja sanções para quem importar produtos produzidos em áreas provenientes de desmatamento, seja legal ou ilegal.

Leia também:
César Miranda viaja à Bélgica para tratar da proibição de aquisição de produtos provenientes de área de desmatamento

César Miranda e o presidente do Instituto Mato-grossense da Carne (Imac), Caio Penido, já se reuniram com representantes de países como Holanda, Portugal e Dinamarca que compram a carne produzida no Estado. Nas agendas, apresentou programas sustentáveis do agronegócio implementados em Mato Grosso.

“Nestas reuniões de trabalho, o Governo está apresentando as políticas públicas em prol do pequeno produtor, do combate ao desmatamento ilegal e de programas voltados para ações sustentáveis em todo Estado. Todas essas medidas foram implementadas na gestão do governador Mauro Mendes, e garantiram a redução no desmatamento ilegal e o aumento de abertura de áreas de produção regularizadas, conforme a legislação ambiental mais restritiva que existe no mundo, que é a brasileira”, destacou Miranda.  

De acordo com o secretário, nas reuniões também são apresentadas propostas para fortalecer a agenda ambiental, sugerindo por exemplo, remunerações pelos serviços ambientais prestados pelos produtores. "O produtor mato-grossense é o mais interessado em garantir a preservação de suas terras, e isso merece ter retorno financeiro, já que ele é capaz de aumentar a produção sem derrubar nenhuma árvore a mais", pontuou.
Imprimir