Imprimir

Notícias / Cidades

Sem leitos de UTI para pacientes com covid, moradores de Rondonópolis precisam ser transferidos para outra cidade

Da Redação - Bruna Barbosa

Sem leitos de UTI para pacientes com covid-19, os moradores de Rondonópolis (a 214 km de Cuiabá), que desenvolverem casos graves da doença serão transferidos para Primavera do Leste. A cidade é considerada a terceira maior de Mato Grosso em número de habitantes. 

Leia também 

Queijo de 2 toneladas produzido em Curvelândia ganha destaque no programa da Ana Maria Braga

As UTIs destinadas para pacientes com covid-19 foram desativadas em setembro do ano passado, após decisão do Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública (COE-MT). 

De acordo com a secretaria estadual de Saúde (SES), o Hospital Regional de Rondonópolis é utilizado como referência para cirurgias eletivas, com o objetivo de diminuir a demanda por procedimentos eletivos na região. 

A SES frisou ainda que a Prefeitura de Rondonópolis pode disponibilizar leitos covid-19 na cidade, caso a administração julgue necessário. 

Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Saúde informou que não está tendo demanda frequente por leitos de UTI para pacientes com covid-19 no momento. 

"A abertura desses leitos são de responsabilidade do governo do Estado, que é quem deve zelar pela média e alta complexidade da saúde. Rondonópolis, no auge da pandemia, abriu e custeou 10 leitos para atender exclusivamente pacientes do município", diz trecho do posicionamento. 

Desde o início da pandemia, 980 mortes causadas pela covid-19 já foram registradas em Rondonópolis, além de 44.607 casos de contaminação. Até o momento, a cidade possui 77 casos ativos da doença. 
Imprimir