Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Idoso de 81 anos passa por cirurgia de implante coclear a se torna paciente mais velho a ser operado

Da Redação - Mayara Campos

Um idoso de 81 anos passou por uma cirurgia de implante coclear para voltar a ouvir, após quatro anos que havia perdido a audição. O procedimento foi feito com uma técnica inédita em Cuiabá, no Complexo Hospitalar de Cuiabá. Além disso, ele foi o paciente mais velho a ter sido operado na Capital.

Leia mais:
Complexo Hospitalar de Cuiabá adotou telechamadas para diminuir distanciamento na pandemia

Responsável por realizar a operação, a otorrinolaringologista Dra. Ângela Rúbia, realizou a técnica de aplicação do enxerto de gordura do abdômen para fazer a oclusão do conduto auditivo externo. O paciente sofria de um quadro severo de surdez, após ter sido diagnosticado com uma doença chamada colesteatoma. “É uma infecção crônica e por conta disso, essa foi diferente de outros implantes cocleares”. 

A médica comenta que, no total, a cirurgia durou cerca de 2h30. “Ele já não tinha cadeia circular nem membrana timpânica. Colocamos eletrodos dentro da cóclea e fechamos o ouvido do paciente”. A especialista detalha ainda que para finalizar o processo, foi necessário fazer um enxerto de gordura do abdômen e oclusão do conduto auditivo externo. 

Conhecido como ouvido biônico, o implante coclear é um equipamento de alta complexidade tecnológica que substitui a função do ouvido interno em pessoas com perda da audição. De acordo com a especialista, ele é indicado para pacientes que já não se beneficiam do uso de próteses auditivas convencionais. 

“A perda auditiva desse idoso era tamanha que, utilizando apenas o aparelho tradicional, ele não conseguia entender nem 50% do que é conversado ou do que é falado”, pontuou Dra. Ângela.

Para o implante coclear é necessário ter no mínimo entre seis a oito meses de vida, mas não há idade máxima, isso, desde que o paciente tenha condições clínicas para enfrentar uma cirurgia. “Essa foi a pessoa mais de idade já operada aqui em Cuiabá”, destaca a otorrinolaringologista. 

CHC

O Complexo Hospitalar de Cuiabá foi fundado há 40 anos, a partir da visão empreendedora e humanitária de um grupo de médicos. É um hospital geral de 130 leitos de internação e oferece terapia intensiva, pronto socorro, centro cirúrgico, consultórios médicos de várias especialidades e diagnóstico de referência para os estados do Centro-Oeste e Norte.

A unidade traz os maiores avanços em procedimentos altamente especializados, utilizando uma gestão inovadora e em constante evolução para desenvolver procedimentos de qualidade e segurança. Além disso, oferece uma estrutura adequada para cuidar da saúde com tranquilidade, disponibilizando profissionais comprometidos com a vida e com os valores da instituição. 

O Complexo Hospitalar de Cuiabá conta ainda com um anexo com diversas especialidades médicas para que os pacientes possam ser atendidos de uma forma integral. Mais informações podem ser obtidas diretamente na unidade, localizada na Avenida Das Flores, 843, no bairro Jardim Cuiabá e ainda por meio do telefone (65) 3051-3000, que possibilita atendimento via WhatsApp.
Imprimir