Imprimir

Notícias / Meio Ambiente

Batalhão Ambiental da PM fecha garimpo ilegal Nossa Senhora do Livramento, prende e multa proprietário

Da Redação - Pedro Coutinho Bertolini

Área de garimpo ilegal na zona rural de Nossa Senhora do Livramento foi fechada por Policiais Militares do Batalhão Ambiental (BPMPA) na manhã da última sexta-feira (24). O proprietário do local, um homem de 52 anos, foi preso e multado em R$ 189 mil por supressão da vegetação nativa, bem como desvio do curso de água para despejo de rejeitos de minério.  Os maquinários usados também foram apreendidos pelos agentes.

Leia mais
Carreta sem freio bate na traseira de outro veículo e duas pessoas morrem

Conforme assessoria da PM/MT, a equipe do Batalhão Ambiental recebeu denúncia anônima, por volta de 10h, que informava sobre um garimpo que funcionava de maneira irregular, próximo de uma rodovia, em uma área de preservação permanente. Os policiais militares foram até o endereço e identificaram grande área de desmatamento.

No local, a equipe foi recebida por um homem que se apresentou como proprietário da área e responsável pelo empreendimento. Questionado sobre a documentação para o funcionamento do garimpo, o suspeito afirmou que não possuía autorização para realizar a ação.

A equipe do Batalhão Ambiental ainda identificou supressão da vegetação nativa e desvio do curso de água para despejo de rejeitos de minérios em um córrego. Os policiais militares também localizaram escavadeiras, motosserras e demais maquinários utilizados para degradação da área.

Diante da situação, o suspeito que se apresentou como proprietário da área foi conduzido para a Delegacia e multado em R$ 189 mil. Todo o material encontrado nas terras foi apreendido pela equipe do Batalhão Ambiental.
Imprimir