Imprimir

Notícias / Política BR

Lula culpa governos anteriores por falta de planejamento no setor elétrico

G1

Em sua coluna semanal para jornais, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva falou que "a falta de planejamento dos governos anteriores, que não investiram no setor elétrico" causou o aumento de térmicas entre 2001 e 2007. Ele disse que o governo atual "não privilegia a construção de usinas térmicas para produção de energia". Segundo ele, o Brasil "tem uma das energias mais limpas do mundo. 90% da eletricidade é gerada por hidrelétricas".

Para Lula, "já que não se constroem hidrelétricas do dia pra noite, o país teve de aumentar um pouco as térmicas, que funcionam como um banco de reservas, para garantir o fornecimento contínuo de eletricidade, sobretudo quando o nível das águas está baixo".

O presidente falou sobre a fiscalização de remédios sob controle especial. De acordo com ele "desde 2007, a Anvisa vem implantando um sistema de controle das vendas desses medicamentos. As farmácias e drogarias são obrigadas a enviar todas as semanas, via internet, o registro das entradas e saídas dos remédios controlados".

Ele disse ainda que "no começo do ano, demos mais um passo ao sancionar a lei que institui o Sistema Nacional de Controle de Medicamentos. A implantação do sistema será em 2010 e vai permitir rastrear os medicamentos desde a produção até a mão do consumidor. É uma coisa inédita no mundo".

Lula falou também sobre a fiscalização do Bolsa Família. "Procuramos identificar e afastar as famílias que estão recebendo o benefício sem ter o perfil do programa", disse. Segundo ele, "são realizados cruzamentos entre a base do Cadastro Único do Ministério do Desenvolvimento Social e outras bases de dados do governo, atualização cadastral dos beneficiários, auditorias dos municípios".
Imprimir