Imprimir

Notícias / Cidades

Prefeito de VG assina ordem de serviço para construção de duas novas estações de tratamento de água

Da Redação - Bruna Barbosa

O prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat (MDB), assinou nesta terça-feira (26),uma ordem de serviço para início das obras de das Estações de Tratamento de Água (ETA) Barra do Pari e Imigrantes. O investimento inicial será de R$ 55 milhões, já que essas duas novas ETAs demandaram novas obras de adutora de captação e rede de distribuição.

Leia também 

Homem acusado de assassinar mulher trans a pauladas é preso dentro de igreja

A ETA Barra do Pari será construída na região do Chapéu do Sol, em parceria com o Governo do Estado, e tem capacidade de tratar 250 litros por segundo ou 21,6 milhões de litros por dia.

A ETA Imigrantes, construída na região do bairro 7 de Maio, com capacidade de tratamento de 125 litros por segundo, ou 10,8 milhões de litros por dia. Ela será construída com recursos próprios da Prefeitura, por meio de financiamento da Caixa.

A previsão para construção é de até oito meses. Ela terá capacidade para atender cerca de 70 mil pessoas que hoje são atendidas pelo Sistema 1, onde atualmente é abastecido pela ETA localizada na Avenida Ulisses Pompeu, impactando positivamente no abastecimento dos bairros e loteamentos das regiões do Primavera, Vitória Régia, Costa Verde e Capão do Pequi.

A ETA Barra do Pari, que será construída com recursos do Governo do Estado na ordem de R$ 26 milhões e que conta com contrapartida do Município, tem previsão de construção de até 11 meses.

Ela será construída na Passagem da Conceição, ao lado da atual ETA que abastece o Condomínio Florais da Mata e do Loteamento Parque das Águas.

Depois de pronta, atenderá cerca de 140 mil pessoas de 30 bairros de Várzea Grande na região atualmente atendida pelo Sistema 2, que é abastecida pela ETA localizada na Avenida Júlio Campos, impactando positivamente no abastecimento dos bairros e loteamentos das regiões do Petrópolis, Novo Mundo, Jardim dos Estados, Mapim, Glória, Santa Izabel, Paiaguás, São Mateus e São Simão.

De acordo com a Prefeitura de Várzea Grande, a novidade dessas duas novas ETA será o projeto elétrico, concebido para otimização do consumo de energia, sendo equipado com inversores de frequência para acionamento e regulação da vazão de captação.

As duas novas estações, somadas à ETA do Cristo Rei, produzirão juntas 60 milhões de água por dia, ou 1 bilhão e 800 milhões de litros por mês. Água suficiente para atender os moradores de Várzea Grande com mais de 120 litros por dia, volume considerado essencial pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para atender as pessoas com água.
Imprimir