Imprimir

Notícias / Política MT

Faiad ainda pode concorrer à OAB, acredita pré-candidato de oposição

Da Redação - Jardel Arruda

O atual presidente da OAB-MT (Ordem dos Advogados do Brasil), Francisco Faiad, substituirá o atual pré-candidato deste grupo a sua sucessão, Cláudio Stábile, no caso deste não emplacar nas pesquisas eleitorais. A avaliação é do pré-candidato oposicionista, Pio da Silva,  afirmando também que nestas circunstâncias, “tudo pode acontecer”.

Caso esse fato se concretize, Faiad poderia exercer o terceiro mandato consecutivo.

“O que os estudiosos e pessoas próximas da Ordem comentam muito é que Faiad vai solicitar uma pesquisa pouco antes da data limite para inscrição das chapas. E no caso de Stábile não emplacar, ele mesmo se lançaria à presidência para tentar unir novamente a situação” acredita Pio da Silva.

De acordo com o oposicionista, a “grande penetração do atual presidente da Ordem nas subsessões do interior” seria a  força desta nova composição. “Foi o Faiad que os ajudou, que mandou dinheiro para estas regiões. Ele tem a máquina ao seu favor.”

Ainda segundo ele, em uma situação como esta o pré-candidato dissidente da atual gestão, João Vicente Scaravelli,  o popular ‘Bola’, poderia novamente se unir ao grupo de Faiad.

Racha

O advogado Pio da Silva explicou que o racha vigente na atual gestão da Ordem se deve ao fato de “Francisco Faiad e Ussiel Tavares, para não perderem o controle sob o grupo há 12 anos no poder na OAB, enfiaram Cláudio Stábile goela abaixo” das outras lideranças daquela gestão.

“Haviam quatro pré-candidatos dentro daquele grupo: Francisco Sgaib, João Vicente Scaravelli, José do Patrocínio e José Moreno. Mas Faiad e Ussiel, políticos profisssionais da Ordem, não gostaram dessa movimentação e mandaram o Stábile para unificar a chapa”, explica Pio.

Contudo, o suposto plano de Ussiel e Faiad não teria dado certo e três dos pré-candidatos racharam. “Hoje, Patrocínio e Moreno são os coordenadores de campanha do Bola”, ratificou o advogado, que se considera o único nome de oposição no pleito à presidência da OAB.
Imprimir